A gestão da área de compras tem um papel fundamental no sucesso da estratégia de uma empresa. Afinal, o lançamento dos pedidos e uma boa gestão dos orçamentos fazem a diferença no planejamento financeiro empresarial como um todo e, por isso, precisa ser acompanhado de forma bem próxima.

Em linhas gerais, a gestão de pedidos diz respeito ao processo ou sistema pelo qual toda a venda precisa passar. Apesar de existirem várias formas de se fazer esse lançamento, na maioria dos casos eles precisam ser capazes de armazenar dados cadastrais do cliente, além das especificidades do produto que ele está comprando, para que toda a parte legal da venda seja registrada pela sua empresa. 

Já a gestão de orçamentos, diz respeito a pedidos de consultas que podem (ou não) se concretizar em vendas posteriormente. Para alguns produtos, os pedidos de orçamento são etapas fundamentais da venda, e permitem que o cliente compare preços e especificidades do produto que pretende levar. Por isso, investir em um sistema de orçamentos organizado pode fazer a diferença para a empresa que vai efetuar a venda.

Eficiência e organização: a automação para pedidos e orçamentos

Com o avanço das tecnologias digitais, a automação ganhou um novo papel no processo de vendas. Assim, tornando alguns procedimentos mais simples e independentes, seus colaboradores conseguem focar a atenção no elemento humano que faz a diferença para a venda: a atenção dispensada ao cliente, o suporte em suas dúvidas, além de um acompanhamento para sugerir e identificar produtos que tenham relação com a sua necessidade. 

Na Sfhera, somos especialistas em oferecer soluções eficientes e acessíveis para desburocratizar a sua gestão financeira. Com o produto SfheraSoftware e mais de 20 anos de experiência no mercado, também oferecemos a automação da área de gestão de pedidos e orçamento, que permite que sua empresa:

1. Dê agilidade aos seus processos.

O ritmo do dia a dia de uma empresa requer agilidade não só nos sistemas, mas também nos processos que conduzem as operações. Afinal, se há uma fila para o caixa em sua loja, é importante que toda a dinâmica da compra esteja em pleno funcionamento, caso contrário, o resultado mais comum é a perda de vendas. Por isso, quando o assunto é a gestão de pedidos e orçamentos, é preciso que você dê agilidade aos seus processos, e a forma mais direta de fazer isso é investindo na automação.

2. Mantenha a gestão fiscal em ordem

No passado, era comum que os lançamentos de todos os pedidos fossem feitos a partir das notas de lançamento que o atendente precisava preencher e pedir para o cliente assinar. O resultado disso era o acúmulo de trabalho para fechar o caixa, ou mesmo realizar os lançamentos fiscais e estar em dia com a legislação. Desde que os sistemas de gestão digitais surgiram, a dinâmica da área fiscal tornou-se mais simples de ser realizada, mas, para isso é preciso ter um sistema de software seguro e eficiente. Com isso, torna-se mais fácil calcular o pagamento de taxas e impostos, além de ter todos os dados armazenados em um mesmo lugar.

3. Ofereça uma melhor experiência de compra ao seu cliente

Sem dúvida, ao automatizar a área de pedidos e orçamentos, o atendimento e a experiência de compra na sua loja tornam-se mais agradáveis para o seu cliente. Afinal, a agilidade é um ingrediente fundamental na venda, e nos tempos atuais, o tempo de cada pessoa é cada vez mais valioso (assim como o seu). Por isso, seja na geração de orçamentos ou de pedidos, a automatização permite que você venda seus produtos com agilidade, tornando o seu dia mais produtivo e a compra do cliente mais prazerosa.

Sfhera software: funcionalidade ao seu alcance

Agora que você já conferiu alguns benefícios que fazem parte do dia a dia de quem utiliza a automação do Sfhera Software na área de pedidos e orçamentos, é hora de conhecer as especificidades de sua aplicação em nosso produto. E para explicar todos os detalhes da funcionalidade de Pedidos e Orçamentos do Sfhera Software, trouxemos o Diretor Comercial, Rafael Duarte pra esse bate papo:

• Como funcionam os pedidos no Sfhera ERP?

O pedido no Sfhera ERP tem a função de vincular o cliente ao pedido, além de lançar os itens que o cliente está comprando. 

Para o vendedor e gestor na tela de inserir item, o Sfhera ERP traz informações gerenciais importantes, como giro do produto, valor de custo, preço médio e desconto. Essas informações fazem toda a diferença para um processo mais rápido e eficiente.

Além disso, temos integração com a Tray e Getcommerce, então o pedido feito via e-commerce pode ser importado diretamente para o sistema, agilizando o processo da empresa.

• O que aparece no sistema  quando o pedido é feito?

Depois que o pedido for realizado, o produto pode ficar em “Reserva no sistema”. Esse modo tem o objetivo de auxiliar o processo para clientes que compram e não retiram a mercadoria na hora, ou ainda, clientes que fizeram o pedido por telefone ou outros canais.

• Como funciona a funcionalidade de orçamentos no Sfhera ERP?

O Orçamento no Sfhera ERP tem a função de cadastramento do cliente, além de lançar os itens que o cliente deseja conhecer e saber os valores

É importante ressaltar que o Orçamento pode ter uma validade, e o mesmo pode ser exportado para word, excel e PDF, dando mais liberdade para o cliente personalizar e enviar o orçamento com mais agilidade.

Após o orçamento aprovado, basta importar para dentro do pedido e seguir o processo de faturamento habitual. 

Viu como é simples? Para que sua empresa também faça uso de um software inteligente, que atenda as necessidades da sua empresa, entre em contato conosco pelo whatsapp. Com mais de 95% de satisfação dos clientes, nos orgulhamos de oferecer um atendimento próximo e personalizado.

Nossa equipe está preparada para tirar todas as dúvidas e apresentar os benefícios de uma gestão descomplicada, que permite mais qualidade em seus processos produtivos e de atendimento.