Software versus vendedor? Entenda como o elemento humano é indispensável para um controle eficiente de gestão

Você já utilizou algum sistema de autoatendimento? Seja em supermercados ou em estabelecimentos delivery, esses tipos de atendimento vieram para suprir uma necessidade do consumidor(a) moderno: a praticidade de resolver tudo de forma prática e independente. Mas você sabe mesmo como essas operações são realizadas?

Por trás de toda automação, existe um sistema,interface, programa ou software, responsável por apresentar respostas a uma codificação pré-programada. 

Em grande parte dos casos, esses sistemas são utilizados como ferramentas que auxiliam e oferecem mais agilidade aos processos, e em muitos casos realmente significam uma economia expressiva para essas empresas.

Assim, se essas ferramentas estão presentes nos processos cotidianos de uma empresa, é necessário refletir sobre os benefícios que oferecem e que já revolucionam o mercado em diversos aspectos, trazendo:

  • mais praticidade e agilidade: na medida em que agilizam o atendimento, oferecem benefícios diretos para o cliente final, que concluem a compra de forma mais satisfatória.
  • organização e modernidade: com os dados gerados por esses sistemas, organiza-se mais facilmente as informações digitais, possibilitando integrações com outras ferramentas e estratégias.
  • economia: em muitos casos, essas ferramentas terminam por representar uma economia, afinal reduzem a necessidade de muitos processos, que envolvem uma equipe maior de pessoas e, portanto, de recursos. 

E quais são os benefícios da utilização dos softwares para o controle de gestão no varejo?

Se por definição o varejo é um segmento comercial em que as vendas são realizadas diretamente para o consumidor final, sabemos que o controle da gestão precisa ser feito de forma muito atenta. 

Afinal, além das operações relacionadas ao estoque, é preciso registrar informações relacionadas aos tributos, impostos, e outras informações fiscais. Com um sistema automatizado, o  varejista está mais preparado para crescer em número de vendas e de porte da sua empresa. Mas, quando isso acontece é preciso estar preparado(a) para acompanhar esse crescimento e ajustar o que precisa ser modificado. Por exemplo, se uma loja de roupas passa a ter mais unidades, é preciso contratar novos sistemas que possam fazer a integração de dados de todas elas, para que não haja desperdícios em termos de oportunidades de vendas e de gerenciamento do estoque. 

Nesse sentido, quando você possui softwares e sistemas que possibilitam a integração com outros você torna todo o controle de processos muito mais simples, sem que hajam perdas na gestão do conhecimento da sua equipe.

No entanto, é preciso compreender que mesmo que o sistema esteja em pleno funcionamento, ele não tem condições de agir sozinho. Além disso, todas as decisões realmente importantes em uma venda são tomadas por pessoas, e isso se deve a um fato simples:

  1. Não há como programar ou responder à todas as demandas e situações da vida real

No entanto, 

  1. A experiência de consumo é mais importante que um fator isolado 
  2. Parte do encantamento com a marca tem relação com elementos humanos
  3. Um software só funciona bem se as pessoas estiverem operando de forma correta
  4. Nenhuma tecnologia substitui a interação humana

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Atendimento online ao cliente: dicas e estratégias – Sfhera Software

Vantagens e desvantagens de operações financeiras em aplicativos digitais – Sfhera Software

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