É possível que quando você tenha utilizado a internet pela primeira vez, não tenha se dado conta que estava diante de uma nova tecnologia que mudaria nossas vidas e rotinas por completo. Se antes dos anos 2.000 era necessário assistir à televisão ou comprar uma revista para ser impactado por marcas oferecendo diversos produtos e serviços, hoje, basta criar um perfil nas redes sociais que você já alimenta as estratégias de marketing baseadas em dados.

Essa nova dinâmica de anunciar, vender e comprar no meio digital, fez com que novas necessidades e ferramentas se modificassem. Com isso, o grande desafio passou de se fazer presente na vida do consumidor a se comunicar verdadeiramente com ele. E como essa comunicação se estabelece? A pergunta, que pode parecer complexa no início, tem sua resposta bastante simples: por meio de informações relevantes e de interesses mútuos que dialogam entre si.

Neste contexto, conhecer cada vez melhor o seu cliente possui uma relevância decisiva nas estratégias de marketing. Por isso, toda informação que você possui sobre ele precisa estar armazenada em um local seguro, onde você possa cruzar dados e entender como atender cada vez melhor os seus clientes. O primeiro passo para executar essa estratégia é construir uma base sólida de clientes. 

O que é uma base de clientes?

Base de clientes é um nome que se dá para a gestão da carteira de clientes de uma empresa. Por isso, todas as informações referente a vendas realizadas são armazenadas nesta base. 

Com elas, é possível entender melhor as necessidades dos compradores e criar campanhas ou estratégias específicas para a fidelização, bem como ações que possam identificar onde estão potenciais compradores e como podemos chegar até eles.

Por que os dados da base de clientes são valiosos?

Como você conferiu na introdução, os hábitos de consumo do consumidor se transformaram, tornando-o mais ativo e interessado nas alternativas da sua compra.  De acordo com uma matéria publicada pelo portal G1, mais de 90% dos brasileiros buscam informações antes de realizar uma compra. Isso significa que a sua marca precisa ser capaz de informar, tirar dúvidas e dialogar de forma inteligente com seu público. Nesse sentido, conhecer o público com o qual você se relaciona e aquele com quem quer se relacionar é um dos objetivos conquistados quando se tem uma base de clientes sólida.

Assim, ainda que sua empresa tenha uma estratégia de marketing traçada e que defina um tipo ideal de cliente (também conhecido como persona), é a sua base de clientes que dirá se essas suposições se aplicam às vendas que efetivamente foram concluídas. Essas análises podem identificar, por exemplo, que a maior parte dos seus clientes são jovens adultos, moradores de uma região metropolitana específica. Com isso, você consegue entender melhor como ajustar as suas ofertas para as necessidades que realmente podem fazer a diferença na rotina de cada um deles.

  • Estratégias de fidelização

Sua base de clientes pode ser especialmente útil para criar campanhas que impulsionam novas compras de quem já conhece seu produto ou serviço. Essas são chamadas estratégias de fidelização, e podem ser desde a oferta de um cupom de desconto quanto um programa de indicação que trabalhará o relacionamento e a oferta de vantagens para clientes que indicarem potenciais compradores. 

  • Estratégias de prospecção

As informações da base de clientes também podem ser utilizadas para a atração de potenciais compradores. Nesse sentido, você pode identificar os clientes por região e realizar anúncios locais, investindo o seu dinheiro em um raio de atuação que você já verificou estar quente para esse tipo de compra. 

Como construir a minha base de clientes?

Uma das formas de começar a construir a sua base de clientes é por meio do armazenamento de informações de compras e operações efetuadas em sua empresa. Neste caso, é muito importante que suas ferramentas de gestão sejam capazes de fazer a coleta e o armazenamento seguro dessas informações. 

Ao abrir o cadastro de um cliente em seu negócio, por exemplo, é importante preencher corretamente todas as informações que você e sua equipe definem como relevantes, tanto para questões legais de geração de notas e demais comprovantes referentes à compra, quanto informações específicas do comprador.

A importância de um sistema de gestão que preserve a base de clientes

Se você chegou até aqui, já percebeu que se sua empresa não possui um sistema adequado para a coleta, armazenamento e análise da base de clientes, você pode sair prejudicado tanto nas campanhas de marketing quanto no relacionamento e organização interna. 

Por isso, na hora de escolher o sistema ou software de gestão, analise com cuidado as funcionalidades voltadas para o cadastro e o controle do perfil dos usuários. Com o Sfhera Software, por exemplo, é possível que você cadastre clientes, fornecedores.

e todos seus contatos em um único local. 

Além disso, para garantir mais segurança ao acesso das informações, é possível controlar o acesso às funcionalidades, a partir do controle de perfil de usuários. Todas essas funcionalidades permitem com que a sua operação seja amparada em uma análise segura e de qualidade dos dados.

De olho na LGPD 👀

Destacamos a segurança como um pilar da construção da sua base de clientes para a criação de campanhas, pois a Lei de Geral de Proteção de Dados, sancionada em 2018, traz ainda mais claro a importância da transparência e segurança na hora dessa coleta. Na nova lei, o consentimento na coleta de dados torna-se ainda mais central, portanto é importante estar atento a toda essa dinâmica. Confira se sua empresa está preparada para a LGPD.

Se você busca por um melhor aproveitamento das ferramentas de Gestão, com a segurança de contar com uma equipe atenciosa para tirar suas dúvidas, envie uma mensagem para nossa equipe. Com mais de 20 anos de experiência no mercado de tecnologia, teremos o prazer em te mostrar como nossas soluções pode fazer a diferença na conquista de melhores resultados para o seu negócio. 

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