A rotina comercial das lojas pode ser um desafio até para os colaboradores mais empenhados. Afinal, os desafios enfrentados são multifatoriais: é necessário atender bem, manter a loja organizada, controlar bem o estoque, gerir as finanças, treinar bem os colaboradores, cuidar do marketing, etc. São muitas atividades para manter tudo em ordem e as vendas à pleno vapor!

Nesse sentido, algumas ações podem ser feitas para tornar essa rotina de vendas menos pesada. Mas, muito além da divisão das atividades, aqui falaremos sobre uma solução que realmente garante benefícios diretos e sentidos de forma rápida: a adoção de um sistema de automação. 

Mas antes, vamos verificar alguns conceitos que diferenciam um sistema de automação de simples soluções integradas a programas de computador. 

O que é um sistema de automação?

Automatizar algum processo significa criar mecanismos de identificação no sistema que  faça identificar um padrão e realizar determinada ação. Assim, a automação de processos é uma estratégia de otimização estrutural, que visa organizar e facilitar o fluxo de determinadas atividades de uma organização. Na prática, estão ligadas a sistemas de computadores e conseguem  reduzir a dependência de tarefas ou sistemas que sejam manuais. 

Quais processos podem ser automatizados em uma loja?

Aqui, estamos tratando de uma loja como um estabelecimento comercial varejista. Nesse sentido, pode se tratar de uma loja de roupas, de peças de carro, de itens domésticos, de bolos e doces, etc. Nesse sentido, explicaremos quais são os processos que podem ser automatizados.

  • Contas a pagar e a receber

O Sfhera Software oferece uma automatização completa da organização das contas a pagar e receber, deixando a sua gestão livre para se focar nos desafios que realmente fazem parte do cotidiano da sua produção. 

No vídeo abaixo, em que gravamos o “Lançamento de contas a receber”, você aprende como funciona o sistema que alimentará todo o seu controle de contas a pagar e receber. Dê um play e confira como é simples!

Se sua dúvida tiver relação com o valor lançado pela venda dos seus produtos, por exemplo, basta conferir o nosso conteúdo sobre como esse procedimento deve ser feito no dia a dia. 

  • Emissão de Notas Fiscais

Para quem utiliza o Sfhera Software, a emissão de documentos é muito mais fácil. Isto porque, além de nosso sistema ser desenvolvido para garantir mais facilidade e praticidade aos nossos clientes, nos preocupamos em gerar um conteúdo didático para instruir quem utiliza nossa solução. 

Como o próprio nome já sugere, a emissão de documentos eletrônicos envolve o registro de operações (que podem ser internas, financeiras, ligadas a um fornecedor, etc). Esses tipos de cupons podem ser:

  • O documento fiscal eletrônico: este documento precisa estar presente em todas as ações comerciais que tratam da circulação de mercadorias.
  • Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor ou NFC-e: esta é a popular nota fiscal, que o consumidor recebe sempre que comprar determinada mercadoria. 
  • Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (ou NFS-e): Muito utilizada por profissionais autônomos e em estabelecimentos do nosso dia a dia (como médicos, academias, etc), a nota fiscal de serviços deve ser emitida pelo contribuinte sempre que houver uma prestação de serviço. 
  • Registro de pedidos

Como o próprio nome já sugere, a emissão de documentos eletrônicos envolve o registro de operações (que podem ser internas, financeiras, ligadas a um fornecedor, etc). No Brasil, os documentos eletrônicos mais utilizados no contexto empresarial, são:

  • O documento fiscal eletrônico: este documento precisa estar presente em todas as ações comerciais que tratam da circulação de mercadorias.
  • Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor ou NFC-e: esta é a popular nota fiscal, que o consumidor recebe sempre que comprar determinada mercadoria. 
  • Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (ou NFS-e): Muito utilizada por profissionais autônomos e em estabelecimentos do nosso dia a dia (como médicos, academias, etc), a nota fiscal de serviços deve ser emitida pelo contribuinte sempre que houver uma prestação de serviço. 
  • Relacionamento com o Cliente

Conquistar um cliente fidelizado, significa tornar o seu serviço ou produto o preferido do seu cliente, de modo que sempre que precisar daquela solução, ele voltará a comprar com você. Isso significa que ele pode até perceber valor em outro produto disponível no mercado, mas ainda que o preço seja mais alto, ele vê um valor diferente na sua solução, que pode ter relação com:

  • sua marca
  • suas condições de preço
  • seu atendimento
  • a qualidade dos seus produtos
  • a qualidade da sua equipe
  • a junção de todos esses fatores. 
  • Controle de estoque

Controle de estoque está entre uma das principais preocupações de gerentes de lojas e negócios varejistas. Isso porque, é por meio do correto gerenciamento da compra de produtos, atendendo às demandas do mercado, que de fato o lucro da empresa se estabelece.

É verdade que existem muitos métodos para controlar o estoque. No entanto, o principal desafio é escolher aquele que consegue criar um sistema eficiente para suas operações, evitando desperdícios, otimizando o tempo e o espaço do seu negócio. 

Assim, é importante que esse sistema seja capaz de fornecer informações de forma fácil, além de indicar quando é necessária uma reposição.