Se você é empreendedor no Brasil, sabe que por aqui é necessário se precaver para lidar com as oscilações do mercado. Na prática, ter uma reserva de emergência pode ser a diferença entre um estágio de crescimento da sua empresa, ou a necessidade de empréstimo e um maior endividamento. 

Mas em meio aos desafios do dia a dia, como é possível criar uma reserva de emergência sem comprometer os custos que já são necessários dentro da rotina de vendas?

Aqui neste texto vamos abordar 5 formas para você começar a construir a reserva de emergência da sua empresa. Ao final do texto, esperamos que você sinta que tem todas as ferramentas para começar a popular. Vamos lá?

RESERVA MÍNIMA, PORÉM CONSTANTE

A forma mais óbvia de construir a sua reserva de emergência, é passar a guardar um pouco de dinheiro todos os meses, no fechamento de contas do seu negócio. Nesse sentido, é importante que você tenha em mente quais são seus gastos fixos, o dinheiro que precisa para realizar outras ações e, assim, identificar qual é o “mínimo” que você pode reservar. 

De fato, esse tipo de reserva acaba tendo um ritmo mais lento para se formar. Afinal, você não fará grandes esforços para aumentá-la uma vez que precisa continuar mantendo o mesmo compromisso no pagamento dos gastos, etc.

Mas, o que está em jogo de verdade nesse tipo de reserva é o aprendizado da constância no ato de poupar o dinheiro. Além disso, esse tipo de reserva não vai “te apertar” para que você comece a guardar o dinheiro. A ideia aqui é apenas dar um destino para aquele dinheirinho que sobra depois de pagar os gastos, é claro que isso diminui o seu lucro, mas te dá garantias futuras de que você terá uma reserva caso haja uma emergência no seu negócio.

CORTE DE GASTOS

Diferente do exemplo da reserva mínima, outra forma de começar a fazer a sua reserva de emergência é realizar um corte de gastos na sua operação. Dessa forma, você irá utilizar a diferença desse corte de gastos para colocar na sua reserva de emergência. Por exemplo, se você costuma assinar uma plataforma de marketing para a automação do relacionamento do cliente, mas não tem estado satisfeita com os resultados, uma alternativa é deixar de assinar e pegar este valor para iniciar a sua reserva. 

No entanto, uma dimensão importante desse tipo de reserva é que você observe bem onde está realizando esse corte de gastos. Via de regra, alguns gastos são investimentos, pois estão diretamente relacionados com a sua produção. Portanto, estude bem a sua operação antes de cortar um tipo de atividade que pode ser muito importante na sua operação diária. 

AÇÃO DE VENDAS ATRELADA À CRIAÇÃO DA RESERVA DE EMERGÊNCIA

Uma terceira opção para construir a sua reserva de emergência é realizar uma ação de vendas onde o valor que você reunir será completamente aplicado nessa reserva. Ficou confuso? A gente explica.


Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, pode realizar uma liquidação no final de mês, oferecendo descontos por essas peças. Assim, é importante que você cuide da divulgação dessa ação para atrair o máximo de pessoas possível. Assim, dessa ação promocional, você irá reunir recursos que irão diretamente para a criação do seu fundo de emergência.

Importante ponderar que para realizar esse tipo de ação, você precisa planejar antecipadamente a sua política de preços, para que os descontos sejam realmente atrativos e justifiquem a sua ação. Além disso, a oferta de descontos não é a única iniciativa possível. Pelo contrário, há uma série de ações que podem ser utilizadas (integradas ao marketing ou de relacionamento) e que podem dar bons resultados para se tornarem a sua reserva de emergência.

AUTOMATIZAR A RESERVA 

Outra forma de construir a sua reserva de emergência é realizar formas de automatizar esse salvamento. Existem diversas formas para fazer isso, aqui vamos falar sobre algumas.

1 – Gerar boletos já vinculados à sua conta reserva

Os bancos digitais promoveram uma verdadeira revolução no modo como nos relacionamos com o dinheiro. Nesse sentido, você pode criar uma conta no seu banco e gerar seus boletos a partir daquela conta. Assim, todo o dinheiro das vendas que for para ela, será automaticamente destinado à sua reserva. 

2 – Utilizar um sistema de gestão financeira

Na utilização de um sistema de gestão financeira você consegue destinar os recebimentos de pagamentos e realizar um direcionamento para uma conta reserva. Assim, você não precisa se preocupar em se lembrar de colocar aquele dinheiro na conta.

3- Aplicar o dinheiro

Seja por meio de uma conta poupança, ou outros modelos de investimento dos bancos digitais, você pode criar uma meta de reserva e ir colocando o dinheiro que quiser. Em muitos casos, você escolhe as condições como deseja gerenciar esse recurso, e assim garante que você mesmo não irá “tirar” aquele dinheiro da reserva.

DEFINIR UMA PORCENTAGEM DE VENDAS PARA A RESERVA

Por último, para construir a sua reserva de emergência você também pode definir uma porcentagem específica em que todo o valor de venda vai precisar seguir. Por exemplo, você pode estipular que 2% de toda venda que fizer vai para a sua conta de reserva de emergência. Assim, é preciso que você se atente para fazer os cálculos e não se perder nas contas. Automatizar esse processo pode ser uma boa forma de não perder o controle da meta.

Gostou das dicas? Agora é só entender qual dos tipos de reserva funciona mais para a realidade do seu negócio.