Foi-se o tempo que apenas grandes empresas investiam em tecnologias e sistemas de automação. Atualmente existem softwares que atendem às necessidades de grandes organizações até pequenos comércios, facilitando suas contas e rotinas para minimizar erros e aumentar rendimentos. Uma das ferramentas que otimiza o controle sobre suas vendas é a Transferência Eletrônica de Fundos (TEF).

É crescente o número de pessoas que utiliza o cartão de crédito ou débito como principal forma de pagamento em suas compras. Desta forma, se faz necessário que os empreendimentos possuam não somente máquinas de cartão como também meios melhores de conectar sua loja às operadoras de cartão, como a TEF. Entenda como esta ferramenta funciona e como pode utilizá-la ao seu favor.

Qual a utilidade da TEF?

A TEF é um sistema que facilita as transações financeiras feitas por cartão ao enviar as informações da venda direto para as operadoras de cartão. De forma simples, é um sistema automatizado que permite que o valor da compra vá direto do sistema da loja para o pinpad, sem a necessidade de digitá-lo manualmente.

Por que a TEF é importante para o varejo?

Ter um sistema TEF não só elimina uma etapa no processo de venda como traz mais proteção para o empresário e para o cliente. Trata-se de uma solução totalmente segura e que elimina possibilidade de erros ou fraudes.

Além disso, as taxas de movimentação financeira de quem utiliza TEF costumam ser menores. Desta forma o empresário reduz seus gastos e ainda ganha mais flexibilidade de negociação. É mais um recurso que ajuda você a ter controle sobre o seu varejo.

Quais são os tipos de TEF?

A TEF possui modalidades ligeiramente diferentes de acordo com o tipo de conexão que ela realiza. São elas:

– TEF discado: feita pela linha telefônica da empresa, os dados de cada compra são enviados para a operadora através de uma ligação.

– TEF dedicado: também utiliza ligações telefônicas, mas com uma linha exclusiva via VPN, o que a torna mais rápida.

– TEF IP: feita pela internet através de uma VPN e um protocolo IP, sendo ainda mais ágil e ideal para grande fluxo de transações.

Qual a estrutura da TEF?

Para entender como isto tudo é possível, é preciso conhecer os elementos que compõem o sistema TEF. É preciso, antes de tudo, possuir um sistema eletrônico para as vendas, ou seja, ter caixas equipados com computadores, internet, linha telefônica, leitor de código de barras e o pinpad.

Além dos equipamentos físicos, é preciso ter um sistema de gestão próprio para comércio. Por fim, a TEF entra interligando todos os elementos. O programa de vendas envia os dados da compra para o pinpad que comunica com a operadora do cartão, finaliza a transação e envia de volta para o sistema a conclusão da venda.

Como implantar a TEF no meu negócio?

Para utilizar a TEF no seu empreendimento, você precisará ter a estrutura citada anteriormente e então contatar empresas responsáveis por desenvolver e revender o software. É importante contar com bons fornecedores, visto que eles farão a ligação entre os sistemas e darão o suporte adequado para o seu negócio.

A Sfhera Software tem mais de 20 anos de experiência em sistemas de gestão empresarial, criando soluções tecnológicas de ponta para melhor atender o seu negócio. Entre em contato conosco e saiba como nós podemos ajudar a sua empresa a ter um sistema completo com TEF.

0 CommentsComentários fechados

Leave a comment