Eficiência no varejo: dicas de economia operacional para sua empresa

Negócios varejistas e a necessidade de economia são basicamente sinônimos que precisam sempre andar juntos. A busca por mais eficiência no varejo não é só uma tentativa de aumentar o lucro desse tipo de negócio, mas é também uma forma de conseguir fazer as contas fecharem e a empresa ser efetivamente viável.

O varejo pode ser definido como o segmento de mercado em que enxugar os gastos do fluxo de vendas é ainda mais essencial. Isto porque, dada a natureza das operações varejistas, uma série de impostos e taxas influenciam na forma em como as mercadorias são adquiridas. Nesse sentido, custos básicos relacionados à estrutura da loja podem representar uma oportunidade para enxugar gastos e melhorar a margem operacional das atividades.

Avaliar ferramentas utilizadas

Em uma loja varejista são necessárias uma série de ferramentas para cuidar do marketing, das operações de compra e venda, do gerenciamento do estoque, produtos, etc. No entanto, é necessário que seja feita uma avaliação mais cuidadosa para a compreensão de quais ferramentas são mesmo fundamentais.

Por exemplo, se você utiliza uma ferramenta de marketing para fazer campanhas promocionais, ou outras ações relacionadas ao aumento das vendas, que tal observar se elas podem também servir de alguma forma para a melhoria da comunicação interna do seu negócio?

Ou então, se você utiliza ferramentas para o gerenciamento das vendas do dia a dia, é interessante avaliar o quanto suas funcionalidades atendem o controle financeiro da sua empresa. Dessa forma, você consegue optar por soluções do mercado que de fato solucionem mais problemas por um custo melhor.

Assim, ao compreender o número e a funcionalidade de cada ferramenta, você consegue identificar quais podem representar uma forma de economia operacional (sem que isso prejudique sua equipe ou o seu ciclo de vendas).

Automatização de processos

Dentre as mudanças trazidas pelas novas tecnologias, a automação se apresenta como uma tendência para diversas áreas. No marketing, por exemplo, a montagem de fluxos de conteúdo para alimentar e aquecer o momento de compra é uma alternativa que permite mais flexibilidade e precisão na estratégia. Já na gestão, a automatização de processos garante mais agilidade nas operações diárias, deixando mais tempo livre para que as pessoas possam tomar as decisões importantes.

Já na área financeira, utilizando ferramentas como um sistema automatizado de cobranças, pode-se garantir mais organização e celeridade nos procedimentos que estruturam não só as vendas, mas também as operações internas que fazem a empresa funcionar. No entanto, uma das principais vantagens do sistema automatizado de cobranças está na redução do percentual de erros (já que as operações são simplificadas e otimizadas), o que colabora para uma gestão mais precisa e eficiente.

Assim, investir na automação dos processos da sua empresa pode ser uma boa forma de aplicar dicas de economia operacional na sua empresa. No entanto, é importante avaliar quais são essas automatizações e o custo das mesmas. 

Melhoria contínua

Muitas vezes, quando pensamos em melhorias possíveis para nossos negócios, tendemos a olhar muito para as ferramentas, investimentos, e tudo aquilo que pode ser literalmente recortado e colado em nossa realidade.

No entanto, em muitos casos, soluções igualmente eficientes ou até mesmo mais adequadas para determinado tipo de negócio ou segmento podem ser adotadas a partir de mudanças de práticas ou a utilização de metodologias. 

Um exemplo dessas práticas pode ser melhor compreendido a partir da metodologia de melhoria contínua. Mas o que ela é de fato? De forma mais ampla, melhoria contínua é uma prática que visa aperfeiçoar de forma constante e ininterrupta os seus processos, práticas e até mesmo serviços/produtos. 

Para alcançar essa melhoria, são realizadas atividades, análises dos processos internos e a busca constante por pontos de ineficiências, ou possíveis obstáculos que estejam travando e gerando atrasos e desperdícios para a operação como um todo, e que podem ser modificados.

Parcerias e negociações com os melhores fornecedores

Parte da atividade dos varejistas envolve um bom relacionamento com os fornecedores dos produtos que vendem. No entanto, como está a sua relação com este público?

É verdade que o mercado no varejo exige uma diversificação de produtos que precisa acompanhar a demanda dos clientes. Neste caso, é importante que a sua empresa saiba renovar produtos e, com isso, fornecedores.

É nessa hora que as dicas de economia operacional também chegam a atingir a relação com as empresas que fornecem esses produtos. Afinal, quais são as condições e os termos para pagamento? Quais são as possibilidades de desconto na medida em que você diversifica os pedidos? Existem marcas que oferecem atrativos além da questão dos descontos? Todas essas perguntas são importantes de serem respondidas para que você otimize ao máximo o operacional da sua empresa.

Estudo de mercado e tendências

De quanto em quanto tempo a sua empresa revisita tendências dos produtos que comercializa? O que aparentemente pode parecer uma “perda de tempo”, é na verdade, uma forma de você manter sempre os seus produtos e estoque em uma rotatividade lucrativa para o seu negócio. Por isso, uma das formas eficientes de fazer isso é estando atenta ao mercado e as necessidades do seu público.

Por exemplo, em uma loja de peças especializada em determinados tipos de automóveis, é fundamental se alinhar com tendências estéticas e técnicas do mercado, pois os clientes estarão sempre precisando de produtos que estejam alinhados com as fábricas e montadoras. Assim, é importante participar de feiras, exposições, em que esses produtos são apresentados de forma direta pelos fabricantes. Nelas, você poderá conhecer e se antecipar em relação às demandas do mercado, conquistando melhores preços e atingindo mais eficiência na sua economia operacional.

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