Dentre as atividades rotineiras de uma empresa ou loja varejista, estão o gerenciamento de estoques, o controle de vendas, etc. Além das funções que estão diretamente ligadas às vendas, também é necessário cuidar de todos os aspectos gerenciais: é aí que ferramentas e softwares financeiros ou de gestão entram em cena. Afinal, existem uma infinidade de produtos e mercadorias que precisam estar mapeadas e com todas as informações em dia para que a operação diária da loja possa girar.

É neste momento que algumas empresas se dão conta da necessidade de uma integração entre os sistemas que utilizam para gerenciar as vendas. 

  • Mas do que se trata essa integração de sistemas no varejo e por que ela é importante?

Em primeiro lugar é preciso compreender que grande parte das empresas brasileiras já utilizam algum nível de digitalização em suas operações. Assim, se utilizam  programas de computadores para armazenar dados e reter as informações sobre as vendas e as mercadorias, precisam se preocupar com a capacidade destes sistemas de trocar informações entre si

  • Portanto, a integração de sistemas trata da comunicação e troca de dados entre o sistema, e é importante para fazer todas as operações da venda à gestão, funcionarem de forma eficiente.

No entanto, existem outros motivos que complementam a necessidade de comunicação e de uso desses diferentes sistemas. Por isso, aqui neste texto, vamos compreender mais a fundo o porquê se preocupar com a integração de sistemas no varejo:

1. Pois a complementaridade de sistemas é a chave para uma gestão eficiente

Pense em um time de futebol onde cada jogador desempenha uma função específica com o mesmo objetivo coordenado. Nesse exemplo que imaginamos juntos, o fato de cada jogador jogar em uma posição diferente e ter habilidades específicas favorece o resultado final. Da mesma forma, se em um time de futebol todos os jogadores jogassem na posição de zagueiro, não haveria equilíbrio na partida, concorda?

O mesmo acontece em uma loja varejista, por exemplo, em que as necessidades operacionais são distintas. Assim, você pode ter em sua operação diária sistemas de marketing e de finanças que executam funções distintas, mas são igualmente importantes para você. O mais bacana, neste caso, é que você consegue escolher os melhores softwares de ambas as áreas e aproveitar tudo o que os dois têm de melhor, sem precisar escolher e perder as funcionalidades de um ou outro.

Esse é um dos principais motivos que revelam a importância de escolher sistemas que facilitem a integração. Assim, se combinados para um objetivo em comum, eles podem deixar a operação mais completa e robusta sem gerar desgaste na operação.

2. Porque há uma tendência phygital nas compras do segmento varejista

Se você gosta de consumir ou estudar conteúdos de marketing, já deve ter percebido algumas mudanças no comportamento do consumidor varejista. Uma dessas mudanças colocou a consulta a produtos na internet no centro das compras desses consumidores. Ocorre que as pessoas, antes de se decidir pelo produto que vão comprar, fazem buscas por características do produto, sobre as marcas que os vendem, seus posicionamentos e causas, além de outras condições como avaliações de produtos, etc.

Isso significa que o consumidor realiza parte da sua compra no meio digital e parte no meio físico. Ele pode também ter uma boa experiência na loja, mas realizar a compra e o pedido pelas redes sociais ou pelo site de sua loja.

O que significa o termo phygital?

O termo vem da língua inglesa, e representa a junção entre os meios offline (físico) e digital. No entanto, para compreender de fato o que o termo significa basta pensar que se trata de uma experiência híbrida de consumo, em que esses dois meios estão envolvidos.

Imagine que você busca por um moletom ou outra peça de inverno na internet, e entre os resultados, se depara com uma loja do seu bairro. Nesse caso, você olha na busca do site e verifica que a peça está disponível perto de você. Assim, você pode tanto já realizar a compra pelo site e fazer a retirada na loja, quanto ir até ela e comprar aquele produto, e ainda verificar as novidades que chegaram na loja. Percebe como os dois meios se complementam?

3.  A transição interna entre os processos torna-se mais simples

Uma das grandes metas de todo varejista é crescer em número de vendas e de porte da sua empresa. No entanto, quando isso acontece é preciso estar preparado(a) para acompanhar esse crescimento e ajustar o que precisa ser modificado. Por exemplo, se uma loja de peças de automóveis passa a ter mais unidades, é preciso contratar novos sistemas que possam fazer a integração de dados de todas elas, para que não haja desperdícios em termos de oportunidades de vendas e de gerenciamento do estoque. 

Nesse sentido, quando você possui softwares e sistemas que possibilitam a integração com outros você torna a transição entre esses processos muito mais simples, sem que hajam perdas na gestão do conhecimento da sua equipe.

4. Para priorizar a economia e os investimentos realizados

Outro motivo importante para se preocupar com a integração de sistemas é para preservar investimentos que tenham sido feitos na empresa. Assim, se na expansão do crescimento do seu negócio você precisou contratar determinado sistema, é importante que você não jogue este investimento fora a partir de um novo software que precise ser incorporado, certo? Assim, para priorizar seus investimentos lembre-se sempre de optar por sistemas e softwares que tenham a integração como funcionalidade central. 

Para conferir outras dicas e especificidades de sistemas e softwares que possam otimizar a sua gestão e alavancar suas vendas, confira outros textos em nosso blog:

Atendimento online ao cliente: dicas e estratégias – Sfhera Software

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