A partir do termo “gestão financeira”, já é possível deduzir que um software nessa área auxilia no tratamento dos processos e procedimentos que têm relação com as finanças de uma pessoa, família, empresa ou indústria. Assim, a gestão financeira é o termo correto para identificar o controle das operações de entrada/saída e investimento de recursos e dinheiro. No entanto, para compreender de fato o que um software de gestão financeira faz, é preciso se aprofundar um pouco mais no universo das finanças.

Entendendo o software de gestão financeira

Em suma, um software é um termo em inglês que designa uma espécie de sistema de informações criado para executar uma determinada tarefa, a partir de códigos e programações que orientam exatamente até onde vai o seu trabalho. Na prática, utilizamos um software para realizar determinadas ações em nosso lugar, assim, ele integra parte de um processo de automação, que pode ou não ser financeiro, de marketing, ou de qualquer outra área de conhecimento.

A pesquisa ouviu 3.450 pessoas de diversas regiões do país durante os meses de novembro e dezembro de 2021. De acordo com o estudo, 52% dos entrevistados não possuem ou não sabem como montar um planejamento financeiro para os próximos anos. Além disso, 46% disseram que não se sentem confiantes para estabelecer metas de longo prazo.

O que um software financeiro tem de diferente?

Essa pergunta dependerá do tipo de software financeiro com o qual estamos lidando. É verdade que hoje existem no mercado alternativas para pessoas que querem passar a controlar o próprio dinheiro. Assim, o software pode trabalhar com projeções de investimento a partir do gerenciamento de dados sobre o dinheiro investido, emitir alertas sobre quanto se gasta em uma determinada área (lazer, transporte) e apresentar relatórios específicos de como você leva a sua vida financeira. No entanto, esses geralmente são softwares simples, que não possuem integrações capazes de realizar operações complexas, como o recebimento de pagamentos e outras informações.

No caso de softwares financeiros empresariais, estamos lidando com tipos de sistemas pensados para facilitar e automatizar vendas de diversos tipos. Assim, o software pode ser capaz de fazer o registro de todos os produtos, do estoque, concentrar informações base de clientes para a criação de campanhas, registrar pagamentos e inadimplências, gerar relatórios sobre as metas batidas, oferecendo uma infinidade de cruzamento de dados a partir de categorias e outras formas de seleção de informações.

Por que esse tipo de software é importante?

Antes de falar especificamente sobre a importância do software de gestão financeira para pessoas físicas e também para empresas, vamos entender um pouco melhor como nós, brasileiro(a)s, lidamos com as finanças.

  • Você sabia que 46% dos brasileiros não controlam seu orçamento, segundo uma  pesquisa do SPC Brasil?

O dado pode parecer chocante, mas tem relação com uma série de dificuldades que enfrentamos em nosso país em termos de educação e desenvolvimento. Em muitos casos, a renda recebida pelas famílias já é tão curta que é preciso priorizar os itens básicos, e ainda assim essa situação pode ser desafiadora. Em termos gerais, o que os dados revelam  é que nos últimos cinco anos, boa parte dos brasileiros reconhece a falta de organização para lidar com o próprio dinheiro. 

É possível perceber também que na pesquisa cerca de 48% dos entrevistados ouvidos não consideram-se pessoas organizadas financeiramente. Para termos uma ideia ainda mais específica de como o trato com as finanças é um desafio para os brasileiros, basta observar o dado que 29,3% das pessoas entrevistadas fazem um controle financeiro apenas “de cabeça”. É nesse contexto que as soluções que automatizam esse controle podem ser muito importantes para um equilíbrio nas contas.

  • Mas e em relação às empresas, esse cenário muda?

Como a gestão das empresas são um reflexo da atuação das pessoas que as gerenciam, a situação empresarial em relação à gestão financeira não muda tanto quando poderia. Em muitos casos, as empresas ainda apresentam frágeis controles das vendas, com informações faltantes que podem até mesmo acarretar em prejuízos fiscais. Em muitos casos, o departamento financeiro/contabilidade encontra-se sobrecarregado, limitado a prazos e a colaboração da equipe como um todo para fazer o armazenamento e o tratamento correto de dados.

É por isso que o software de gestão financeira torna-se a melhor opção para empresas que precisam melhorar a qualidade do trato com as informações e os recursos financeiros sem precisar investir muito dinheiro para isso.

Como saber de qual software financeiro a minha empresa precisa?

Criado para ser simples e intuitivo, o Sfhera Software tem a missão de oferecer uma solução de gestão que priorize as necessidades dos clientes, sendo mais que um sistema de gestão. Na prática, ele é um caminho de inovação no gerenciamento indispensável no cotidiano das empresas. Na prática, o software é disponível em três planos, com funcionalidades robustas para atender diferentes portes de clientes. Com ele, você pode:

  • Ter informações de clientes, parceiros e fornecedores em um único local;
  • Emissão de pedidos e orçamentos integrados ao sistema automático de faturamento;
  • Controle de produtos e estoque na ponta dos dedos;
  • Melhor relacionamento com integração de perfis e usuários;
  • NFe, CTe, NFCe, NFSe, com emissão e envio ilimitados;
  • Controle de caixa moderno e intuitivo;
  • Nenhuma conta será esquecida com o sistema automatizado de cobranças;
  • Conta Digital para mais facilidade (pix, cartões e boletos);
  • Conta Digital Integrada;
  • Painel de acompanhamento das vendas.

Todas essas funcionalidades já geraram mais de 95% de satisfação entre os clientes do Sfhera Software. O que também está por trás dessa satisfação são inúmeros detalhes visando oferecer, além da melhor experiência para o cliente, um produto que realmente faça a diferença no seu dia a dia. 

Para conhecer todos os detalhes dos planos, basta clicar aqui.