Estratégias para a saúde financeira do seu varejo: confira 5 dicas

Como está a saúde financeira do seu varejo? Se você não sabe como responder a essa pergunta, é melhor começar a dar mais atenção para essa área do seu negócio o quanto antes!

Os cuidados com as finanças de qualquer varejo devem ser parte da sua rotina como gestor do seu negócio. Assim, você entende se a empresa está bem ou não quando o assunto é dinheiro e tem a chance de identificar possíveis gargalos a tempo de implementar ações de melhoria. Essa cautela pode parecer óbvia, mas é ela que vai evitar que o seu negócio tenha prejuízo e passe por situações financeiramente desafiadoras.

De acordo com o Panorama dos Pequenos Negócios 2018, realizado pelo SEBRAE, 23,7% das empresas com CNPJ registrado fecham antes dos dois anos de atividades. Uma das principais causas disso é a falta de cuidado com as finanças do negócio..

A saúde financeira do seu varejo depende de muitos fatores além do seu faturamento, como a margem de lucro, o fluxo de caixa, a identificação de gastos que podem ser eliminados, dentre muitos outros.

Quer entender o que compõe a saúde financeira de um negócio e ver as nossas dicas para cuidá-la de forma estratégica? Confira a seguir:

Saúde financeira do seu varejo: quais elementos a compõem?

Para que um negócio esteja financeiramente saudável, é preciso ter o controle de todas as movimentações relacionadas a despesas, receitas e investimentos. E para que isso aconteça, é preciso de uma boa gestão financeira para que você tenha um panorama bem estruturado de tudo que gera impacto nessas movimentações.

Os principais elementos que precisam ser analisados na gestão financeira do seu varejo são:

  • Controle de estoque (para evitar que seu negócio fique com produtos parados, por exemplo)
  • Planejamento financeiro alinhado com os objetivos da empresa
  • O score do seu CNPJ (ter um bom score é fundamental para as suas relações comerciais, pois garante que sua empresa arca com suas despesas e lhe garante melhores condições para parcelamentos e financiamentos, por exemplo)
  • Os custos com funcionários (considerando toda a estrutura que cada contratado do seu varejo demanda para poder desempenhar a sua função)
  • As despesas do negócio, seu faturamento e margem de lucro
  • O fluxo de caixa

O que pode colocar a saúde financeira do seu varejo em risco?

Em um cenário comercial tão competitivo como o atual, é preciso não apenas realizar boas práticas de gestão financeira, como também evitar situações que possam colocar a saúde financeira do seu varejo em risco. 

De acordo com o Serasa Experian, as principais situações que podem comprometer as finanças do seu negócio são:

  • A inadimplência dos clientes
  • Um alto número de dívidas
  • A redução do faturamento
  • A falta de processos internos
  • A desmotivação dos funcionários
  • O não acompanhamento das novidades do mercado, que pode reduzir o valor do seu produto

Mas afinal: quais são as melhores estratégias para manter a saúde financeira do seu varejo? É justamente isso que vamos te contar agora!

5 estratégias financeiras para aplicar no seu negócio:

1. Tenha processos internos bem definidos e monitorados

Muitas vezes, devido ao desejo de crescer rapidamente, os varejistas optam por ações de benefícios de curto prazo e esquecem de estruturar boas práticas que vão sustentar o seu negócio no longo prazo.

Isso é muito perigoso, pois o modo de funcionamento da empresa não se solidifica. A implementação de processos para todos os setores e atividades da empresa torna mais palpável a previsibilidade dos resultados esperados, o que é fundamental para qualquer planejamento estratégico.

Além disso, quando se há processos bem definidos, os colaboradores otimizam o seu tempo de trabalho e as chances de erros e retrabalho são reduzidas.

2. Separe as finanças da sua empresa e da sua vida pessoal

Essa é uma das regras básicas quando se trata de negócios! Afinal, sabemos que nem toda receita que entra no seu caixa pertence ao dono. É preciso lembrar que você precisa arcar com as despesas para o seu negócio, custos com funcionários e equipamentos, ter fluxo de caixa… Por isso, o ideal é ter uma conta bancária exclusiva para a sua empresa e definir qual será o seu pró-labore (salário) mensal. Assim, não haverá confusão na hora de fechar as contas do mês!

3. Elimine gastos desnecessários

Quando você conhece bem os processos e operações do seu varejo, fica mais fácil identificar quais são os gargalos que prejudicam o seu negócio. Existem operações que podem ser automatizadas? Então implemente o software para que o seu funcionário possa dar atenção a outras atividades. É possível investir em um equipamento que consuma menos energia? Então faça a troca e economize na conta de luz!

Otimizar as operações do seu varejo é reduzir custos. Por isso, faça uma revisão periódica para identificar o que pode prejudicar o seu faturamento e corrigir os processos do seu negócio.

4. Confira o seu estoque

Analisar como está o seu estoque é muito importante! Quando você tem produtos parados, por exemplo, isso significa que o seu investimento não terá retorno, ou seja, você terá prejuízo.

Você precisa ter clareza de quando, quanto e o quê comprar. Isso pode ser analisado à medida que você entende melhor o que o seu público consome no seu varejo e o que não tem saída do estoque.

Para tornar ainda mais fácil essa tarefa, utilize algum sistema que facilite o seu acesso a tudo que está em estoque e ao que está sendo vendido. O que nos leva à próxima dica:

5. Automatize e desburocratize as finanças da sua Empresa

Investir em um software para automatizar a gestão financeira do seu negócio é a melhor maneira de evitar erros nessa área. Hoje em dia, é possível encontrar opções no mercado para ter controle das suas finanças, responsabilidades fiscais, estoque e outras operações. 

A Sfhera ERP, por exemplo, é a nossa solução que oferece planos para diferentes necessidades com foco em micro, pequenas e médias empresas, e pode ser uma excelente escolha para o seu varejo, atendendo desde suas necessidades mais básicas às mais complexas. Além disso, você conta com um suporte para te auxiliar no uso do software, integrações de API e outras funcionalidades!

A saúde financeira do seu varejo merece atenção para que o seu negócio se solidifique cada vez mais! Por isso, dê a ela a devida atenção e continue acompanhando o nosso blog para ter acesso a mais informações valiosas que vão auxiliar o crescimento da sua empresa de forma mais segura.

1 CommentComentários fechados