De todos os tipos de negócio, talvez o segmento varejista seja aquele mais simples de compreender. Isto porque, seja em uma ida à padaria do seu bairro, ou a uma loja comprar um sapato, blusa ou uma bolsa, por exemplo, você já pode observar e compreender como esses estabelecimentos funcionam, como atraíram sua atenção e ainda, o que te fazem querer voltar.

Em resumo, o varejo é o segmento que vende para o consumidor final. Por isso, geralmente, ele precisa compreender qual é a melhor forma de chegar ao cliente e oferecer uma variedade de produtos suficiente para atrair o maior público possível 

Entenda algumas características de negócios varejistas

Um comércio varejista pode oferecer em um mesmo estabelecimento produtos de diversas marcas, isso porque este segmento é caracterizado pela variedade de produtos e serviços, incluindo modelos, funcionalidades, marcas, cores, etc. 

Algumas lojas se fortalecem na especialização em um determinado modelo ou marca, especialmente quando há ações e parcerias ligadas aos fornecedores que facilitem ou privilegiam determinado produto. Outras, vão encontrar exatamente na diversificação a sua força de vendas.

1 – Negócios varejistas fazem um gerenciamento de estoques

Ligado à divisão de grandes lotes em pequenas quantidades, um ponto sensível para o segmento varejista é justamente a criação de um estoque, atrelados à capacidade daquele estabelecimento de atender um número maior de clientes. É por esse motivo que fazer um bom gerenciamento de estoque é tão importante para um negócio varejista. Afinal, o consum não será igual em todos os meses, e isso precisa entrar no planejamento.

  • H3) Como funciona a sazonalidade de consumo no varejo?

Um exemplo: demandas de compra podem ter múltiplas influências. Se falamos de comida, podem acompanhar a produção dos produtos, e se o caso for roupas, a demanda por determinado tipo de peça acaba acompanhando as condições climáticas de determinada região. 

Assim, quando o verão se aproxima, não faz sentido que uma loja renove seu estoque de inverno, pois a tendência é que a procura naqueles próximos meses seja maior por roupas de verão. Entendeu?

  • Mas, e a estratégia varejista?

Também precisamos considerar que essa sazonalidade tem relação com a estratégia de negócio daquela marca. É ela que vai determinar o momento de adquirir as peças da coleção de determinada estação. De toda forma, no varejo, é sempre muito importante manter um olho na demanda do mercado para que o estoque não vire um depósito de inutilidades, ou, em outras palavras, acabe significando perda de dinheiro.

  •  Empresas de serviços pertencem ao segmento varejista?

Também presente no segmento varejista, a oferta de serviços pode potencializar ainda mais a venda de produtos, já que pode agregar valor e mais comodidade/variedade de soluções, oferecendo algo cada vez mais próximo da necessidade dos clientes. 

Nesse caso, podemos observar alguns exemplos clássicos, como o serviço de delivery agregado à compra de alguns produtos, o serviço de embrulhos de presentes, ajustes pessoais e customizações, montagem de peças e produtos, etc. Com essas ações, os varejistas conseguem, além de entregar uma solução mais completa, também amplia a percepção do valor de seus produtos e da sua empresa.

  • Tipos de Varejo

Varejo de alimentos: supermercados, padarias, hortifrutis, minimercados, enfim, formatos voltados à oferta de produtos alimentícios.

Lojas de conveniência: lojas muito comuns em postos de gasolina em que há um espaço com mercadorias de consumo imediato, ou que atendam alguma categoria de item básico, emergencial, como pilhas, carregadores de celular, etc.

Lojas de vizinhança: podem vender tanto mercadorias quanto alimentos, e possuem um foco no relacionamento mais estreito com o bairro, geralmente com preços mais baixos, de gerenciamento familiar, e também podem ser mais flexíveis na política de preços e pagamentos.

Supermercados: populares, os supermercados podem ser compactos ou convencionais, de uma rede ou não, oferecendo um mix de produtos que vai desde os não perecíveis até hortaliças, verduras, carnes, frios e outros alimentos.

Superlojas: grandes lojas, organizações de grandes supermercados ou negócios que oferecem um mix de produtos que inclui tanto os alimentos, pequenos eletroportáteis e também produtos têxteis (cama mesa e banho).

Lojas físicas tradicionais: estabelecimento de comercialização de mercadorias, com variedades de produtos, podendo ou não oferecer um nível de especialização, como médias e pequenas empresas dedicadas a venda de linhas de produtos específicos.

Lojas de departamentos: as lojas de departamento trabalham com variedades de produtos em grandes espaços, e assim conseguem oferecer uma quantidade maior dessas mercadorias, já que sua atuação é orientada ao atendimento de um grande número de consumidores.

Varejo online de diversos tipos: esse tipo de varejo é aquele em que as compras são realizadas em transações via internet, independente se ela acontecer num computador ou celular. Essa categoria é popularmente conhecida como e-commerce.

Catálogos e venda porta a porta: seja por meio dos revendedores ou representantes, a venda por meio de catálogos e vendas diretas também são um tipo de formato de varejo.

Agora que você já conferiu quais são os tipos de varejo que existem e identificou a qual deles pertence o seu negócio, é hora de se aprofundar sobre tudo o que você pode melhorar na sua gestão e controle financeiro.

Para isso, nosso time da Sfhera oferece uma série de conteúdos que vão fazer a diferença nesse mergulho.