Para quem está inserido no mercado, sabe que uma das áreas mais estratégicas das empresas é o departamento/área financeira. Afinal, estamos falando de uma área que controla todos os recursos que entram e que saem do negócio, além de serem responsáveis por manter “pulsantes” as movimentações da empresa (como salários, investimentos, liberação de recursos para ações de marketing, etc). 

No entanto, mesmo dentro de uma grande corporação, os profissionais que atuam nessa área podem ser diversos, desde aqueles que ficam responsáveis pela contabilidade, estratégia, gerenciamento, questões legais, etc. No entanto, em grande parte dessas organizações necessitam de um perfil em comum: um analista de finanças, ou analista de controle de finanças.

1. O que faz um analista de finanças?

Obviamente as atividades de um analista de finanças em uma empresa está ligada à gestão dos recursos financeiros. Mas, isso não significa que ele é responsável somente pelas operações voltadas ao fluxo de caixa, ok?

Apesar de existirem variações, para muitas empresas, o analista de finanças ou analista financeiro será responsável por um olhar estratégico sobre os negócios. Isso significa que ele precisará cuidar dos documentos, das notas emitidas, das contas a pagar e receber, além de toda a estrutura necessária para manter a empresa funcionando. 

No entanto, é necessário que esse analista tenha de fato capacidade analítica e de planejamento para garantir a saúde financeira da empresa. Essa atividade faz toda a diferença pois, em reuniões de planejamento em que a empresa discute a estratégia do negócio ou mesmo os planos do futuro, esse profissional precisa ser capaz de apresentar a situação financeira da empresa e fornecer caminhos para que a empresa realmente priorize aquilo que é fundamental.

2. Analista financeiro em uma empresa: atividades realizadas

Não existe um curso específico ou obrigatório para a formação de analistas financeiros. Assim, essa atividade pode ser desempenhada por profissionais que sejam formados em Ciências Contábeis, Gestão Financeira, Economia, Administração e áreas afins. Assim, a depender do perfil da vaga, diversas atividades podem ser realizadas, dentre elas, as mais recorrentes são:

  • Analisar e documentar os processos financeiros da empresa, desde as operações voltadas ao fluxo de caixa até aquelas que envolvem investimentos, transações com outras empresas, etc.
  • Gerenciar o capital da empresa –  cuidar do patrimônio financeiro da empresa como um todo, alinhado às estratégias e direcionamentos da diretoria/CEOs.
  • Emitir orçamentos e acompanhar operações financeiras internas na empresa – cada área pode demandar investimentos específicos (marketing, comercial, etc) – e para cada investimento, são necessários orçamentos, cotações, etc. Por isso, é importante que o analista de finanças esteja por dentro de todas elas.
  • Produzir relatórios e análises das finanças da empresa. Assim como todos os departamentos, é necessário que o analista de finanças saiba produzir relatórios sobre as entradas e saídas da empresa, bem como o acompanhamento de investimentos e demais recursos para que esses dados orientem as tomadas de decisão da organização. É importante pontuar que esses relatórios também precisam ser realizados para auditorias e conferências fiscais, e podem auxiliar também em outras operações legais que a empresa precise apresentar.
  • Propor alternativas e caminhos para a redução de gastos – É importante que o analista de finanças esteja atento às necessidades da empresa para pensar alternativas de redução quando a empresa enfrentar momentos mais críticos. Isso vale para materiais, operações, equipamentos e até mesmo novas linhas ou formas de atuação que a empresa pode incorporar para gerar mais receita.
  •  

3. O perfil do profissional analista de finanças

Agora que você já conferiu as atividades e práticas envolvidas no dia a dia de um analista de finanças, é hora de conhecer um pouco do perfil desse profissional. Em outras palavras, o que ele precisa ter em termos de competências para desempenhar um bom trabalho.

Seja para quem busca vagas na área, ou para recrutadores, alguns especialistas no LinkedIn da área de finanças destacam que para ser um bom profissional nos dias de hoje é necessário, sobretudo:

  • Capacidade de aprendizado

As novas tecnologias mudaram dinâmicas e processos dentro das empresas, e mais do que saber tudo sobre elas, os especialistas destacam a capacidade de aprender como um valor fundamental. Mais importante do que um profissional extremamente completo, é aquele que valoriza o espaço do aprendizado para a sua entrega.

  • Organização e olhar analítico

A necessidade de organização e análise está diretamente ligada ao tipo de trabalho exigido do analista de finanças. Observe que aqui, não estamos falando de personalidade, mas sim, de competências. Assim, ao lidar com tantos documentos, datas, processos e claro, dinheiro, é preciso que esse profissional seja organizado e saiba analisar a estratégia financeira a partir de uma perspectiva analítica.

4. Ferramentas e práticas fundamentais

Depois de conhecer mais sobre o perfil do analista de finanças, é hora de conhecer as ferramentas e práticas fundamentais para o desempenho das suas atividades. 

Com tantas atividades relacionadas ao dia a dia operacional da empresa (fluxo de caixa, notas, etc), ferramentas que automatizam e aceleram a performance deste profissional são sempre bem-vindas. 

  • Software de gestão financeira

Você conhece algum software de gestão financeira? No geral, eles possuem funcionalidades para facilitar e acelerar a gestão de finanças de uma empresa, e portanto, estão presentes desde o momento da produção dos orçamentos até a venda efetiva. Assim, de forma automatizada, garante um melhor controle das contas a pagar e receber, dos pedidos, notas fiscais etc.

Conheça o Sfhera Software!

Com mais de 95% de satisfação, nosso software de gestão financeira é a ferramenta que você precisa para potencializar seus resultados. Com ela, você e sua equipe garantem uma operação mais afinada, com a automatização que te permite ganhar tempo para analisar, gerenciar e cuidar do seu negócio da melhor forma. 

Clique aqui para conhecer mais detalhes da solução