Estar trabalhando de casa não significa menos contato com a sua equipe, ainda é possível manter a comunicação intacta. Há empresas que já permitem pelo menos um ou dois dias em home office mesmo para funcionários com contrato de trabalho presencial. E há profissões que trabalham integralmente em home office. 

Trabalhar em home office exige um pouco mais de disciplina e organização, para te ajudar com esse novo estilo de trabalho separamos algumas ferramentas para fazer reuniões online e transmissões. A seguir 3 das ferramentas mais utilizadas para fazer reuniões, videoaulas, webinar e transmissão de tela. 

Google Hangouts Meet

O Google criou uma ferramenta de uso corporativo para transmissões, é paga mensalmente e te permite colocar como usuário e-mails de equipe permitindo que mais de uma pessoa possa iniciar uma reunião.

É uma das ferramentas mais utilizadas pela qualidade de vídeo e pela quantidade de aplicativos da Google que vem mesmo no pacote mais básico e ainda há a possibilidade de acrescentar aplicativos mais específicos para suas necessidades.

Também tem a possibilidade de criar a reunião e enviar o link para várias pessoas e elas podem participar mesmo se não possuírem uma conta Meet. Com a pandemia, eles liberam um módulo que será gratuito até dia 1° de julho, visando ajudar pessoas físicas e professores que estão trabalhando de casa e colaborando para a quarentena preventiva.

Workplace from Facebook

Esta plataforma de conectividade necessita de um e-mail corporativo, mas diferente da anterior é possível trabalhar no modo gratuito mesmo fora deste cenário, com equipes menores e até 20 pessoas por ligação.


Mais de 30 mil empresas usam essa plataforma para integração e reuniões, ainda tem a possibilidade de fazer lives, transmissão de tela e com materiais de apoio para aprender a utilizar a plataforma. 

Zoom Meetings

A Zoom é uma plataforma de Web conferências e reuniões, usadas para lives e webinar, possui um módulo gratuito que comporta até 100 pessoas em uma chamada sem valor adicional. 

A criação da conta é gratuita e ainda é possível solicitar uma demonstração, é um pouco menos conhecida que as anteriores mas possui funcionalidade quase iguais e alguns benefícios a mais. 

Por que fazer reuniões online?


Para as equipes que ainda não tinham experiência com o home office pode ser difícil se acostumar com a dinâmica da distância, fazer reuniões mesmo que via web, aproxima a equipe e proporciona uma troca de conhecimentos, opiniões e a possibilidade de socializa-se em meio a quarentena.

Não precisa se prender a formalidades, as web conferências podem ser uma forma de descontração neste momento, há empresas fazendo happy hour por reuniões online, confraternizar é uma forma de incentivar seus funcionários e colegas a se manterem motivados, seja criativo e presente mesmo à distância!