Vivemos em um mercado cada vez mais competitivo e com cenário econômico desafiador, é necessário aumentar a produtividade no canteiro de obras para garantir se destacar da concorrência, o que pode ser conseguido por meio de investimentos em tecnologia.

Na hora de investir em projetos de TI, os gestores se preocupam principalmente com os custos de aquisição e manutenção dos projetos, a redução dos custos e aumento da qualidade da construção. Para manter esses números sob controle e alcançar resultados positivos, é preciso estar atento ao Retorno Sobre Investimento, o ROI.

Qual a importância de planejar e calcular o ROI em tecnologia

O investimento em tecnologia costuma ser alto, mas pode gerar grande retorno em produtividade e redução de gastos, se for bem planejado. Para isso, a área de TI deve estar alinhada aos objetivos estratégicos do negócio.

É preciso saber quais são os objetivos de cada projeto, o valor do investimento, mensurar o retorno financeiro e em quanto tempo ele poderá ser percebido. Assim, fica mais fácil identificar os melhores investimentos e alocar recursos com eficiência.

Para calcular o ROI, basta seguir uma fórmula simples:

ROI = (ganho – investimento inicial) ÷ investimento inicial

  • Se o ROI for menor que 1, houve perda, pois a empresa investiu mais do que recebeu posteriormente;
  • Se o ROI for igual a 1, não houve perda, nem lucro e as vendas apenas cobriram o custo da ação;
  • Se o ROI for maior que 1, houve lucro, pois o total de vendas foi maior que o valor investido.

Como a tecnologia ajuda a aumentar o ROI da empresa

Aumento de eficiência, produtividade e segurança, redução de custos, integração entre diversos setores, controle de prazos, redução de riscos. São muitos os benefícios que o uso de tecnologia pode trazer para uma empresa. Confira como a tecnologia pode aumentar o Retorno sobre Investimento da empresa:

Automação de tarefas aumenta a produtividade dos colaboradores

Automatizar tarefas é uma das melhores maneiras de aumentar produtividade e eficiência. Com tarefas automatizadas, os colaboradores têm menos chances de errar, podem se dedicar a ações estratégicas e trazer resultados positivos para o negócio.

Ter todos os dados do negócio reunidos em um só lugar, como em um ERP, permite uma tomada de decisão mais rápida e com mais possibilidade de acerto. Essa medida facilita bastante a gestão empresarial e diminui os custos com correção de ações.

Em um mercado cada vez mais competitivo, poder tomar decisões com antecedência e gerenciar melhor o negócio é fundamental para entregar resultados com qualidade para os clientes, gerando vantagem diante dos concorrentes.

O uso de tecnologia pode ser decisivo para o sucesso empresarial, garantindo agilidade e eficiência dos processos. Para isso, é preciso alinhar os investimentos em tecnologia aos objetivos do negócio e planejar os investimentos de modo a aumentar o ROI, por meio de projetos que trazem resultados positivos.

A Sfhera Software possui as soluções sob medida para ajudar sua empresa a crescer. Entre em contato conosco!