Dicas de gestão otimizada para empreendimentos na área da saúde

Seja para farmácias, lojas de produtos naturais, clínicas, espaços de produtos orgânicos e clínicas de diversas especialidades, a prestação de serviço e o atendimento ao público gera desafios que estão ligados a uma gestão eficiente do empreendimento. Apesar de ter algumas especificidades, a área da saúde também pode se beneficiar da automação, do marketing digital e de ferramentas de gestão para melhorar o atendimento ao público e fazer crescer oportunidades e negócios.

O que é a gestão na área da saúde?

A saúde é um elemento fundamental na vida de todo ser humano, e por isso, os profissionais e empreendimentos dessa área precisam ter competências e aptidões bastante específicas, pois além da prestação de serviços, lidam com o emocional das pessoas, e precisam refletir essa sensibilidade nos processos para que o atendimento seja sempre o mais acolhedor e atencioso possível.

Assim, seja na administração hospitalar, em espaços de reabilitação com foco em fisioterapia, farmácias, lojas de produtos naturais ou no dia a dia de clínicas de diversas especialidades médicas, a gestão envolve tanto os processos necessários para o atendimento do cliente – que incluem as dinâmicas de registro e pagamento pelos planos de saúde, as guias médicas que precisam ser registradas, entre outros – e também para a manutenção do estabelecimento de saúde. 

A gestão, portanto, inclui questões legais e tributárias sobre o espaço, os profissionais que lá trabalham e toda a infraestrutura necessária para os atendimentos. Por isso, ela pode ser resumida como um conjunto de atividades que mantêm em funcionamento o estabelecimento prestador de atendimento em saúde. 

Aqui neste texto, você vai conhecer alguns aspectos voltados para os desafios da gestão nesse tipo de serviço, levando em consideração que, por se tratar de um serviço com relação direta com o público ele precisa pensar, além da eficiência dos processos, um maior conforto para o usuário ou paciente que compra/utiliza o serviço. São eles:

  • Automatização de processos
  • Treinamento e investimento na equipe
  • Importância da digitalização
  • Rotina Simples
  • Estudo e pesquisa sobre as tendências do setor

Esperamos que ao final deste texto, você se sinta preparado(a) para aplicar mudanças que vão tornar seu negócio mais acolhedor, com uma performance ágil e funcional.

#Dica 1 – Automatize seus processos

A automatização de processos pode envolver pequenas atividades do dia, ou ainda, as principais operações de um empreendimento de saúde. É muito importante que você entenda as especificidades do seu negócio para descobrir as melhores soluções disponíveis no mercado para você. 

De forma geral, a automatização de processos significa garantir mais equilíbrio na rotina do empreendimento, minimizando a chance de erros e garantindo um padrão tanto nas operações, quanto no atendimento.

Por exemplo, para uma farmácia, ou loja de produtos naturais, é necessário que todos os produtos estejam cadastrados para facilitar a compra do cliente, assim como permitir a funcionalidade de orçamentos e outras operações que estão associadas ao interesse do consumidor.

Para isso, seu empreendimento pode contar com softwares de gestão, os populares ERP. São eles que garantem uma gestão integrada, em que os documentos de regulação fiscal/tributária estejam atualizados, além de permitir um maior controle do estoque e entradas e saídas do caixa. 

O Sfhera Software é uma solução que entrega mais facilidade para controlar todos os seus processos financeiros por um preço acessível, confira todos os detalhes da solução.

#Dica 2 – Promova treinamentos e investimentos na equipe

A automatização de processos faz parte do conjunto de dicas de gestão otimizada, mas sozinha, não é suficiente para garantir que tudo funcione da forma mais eficiente. Isso ocorre porque, ainda que as máquinas auxiliem em um dia a dia mais produtivo e organizado, é preciso que as pessoas que as operem estejam trabalhando para o mesmo objetivo.

Assim, se sua loja de produtos naturais acaba de implementar um novo software de ERP, é preciso que você realize treinamentos com os colaboradores para tornar aquela ferramenta parte da cultura da empresa. 

#Dica 3 – Invista na digitalização

Não devendo ser confundida com a automatização de processos, a digitalização é uma etapa fundamental em que permite mais agilidade e versatilidade nas suas operações, além de oferecer mais conforto aos usuários. 

Por exemplo, se em sua farmácia a compra de determinados produtos necessita de receita, uma boa forma de agilizar o atendimento é pedir que seus clientes a envie por whatsapp. Assim, você consegue armazenar no banco de cadastro do cliente e liberar a compra de forma mais rápida.

Além disso, a digitalização de cadastros e outros documentos permite que você crie promoções e ações de marketing voltadas ao seu público específico, uma vez que você acessa e reúne dados importantes muito mais rápido do que em uma forma de organização física.

#Dica 4 – Simplifique a rotina 

Se você acha que simplicidade não faz parte das dicas de gestão otimizada, está enganado. Ela é, na verdade, o elemento fundamental para que a sua gestão funcione sem nenhum tipo de problema. 

É fato que a área da saúde possui especificidades por se tratar de um tipo de conhecimento de proteção e garantia de vida, mas  isso não significa que a burocracia precise tomar conta de tudo e principalmente, dificultar um atendimento mais personalizado aos seus clientes.

Tenha em mente que você pode oferecer dicas, conteúdos gratuitos e outras formas de informação que auxiliem os clientes em processos de compra que sejam mais complexos, ou demandem muitas etapas específicas. Tudo o que servir para simplificar essa relação pode significar fidelização e recomendação da sua marca.

#Dica 5 – Estude e pesquise sobre as tendências do setor

Por último, é preciso estudar e pesquisar as tendências do setor da saúde. Você pode fazer isso visitando os principais portais de notícia da área, ou ainda, estabelecendo a sua própria rede de network com profissionais que você confia e admira. Esse tipo de iniciativa vai auxiliar seus produtos e serviços estarem sempre em desenvolvimento, buscando o melhor.
Para conferir outros benefícios presentes em uma gestão otimizada, entre em contato com nosso time e confira como o Sfhera Software pode ajudar o seu empreendimento a se desenvolver como referência no segmento.