O desafio de começar um novo ano com as contas em dia e as metas definidas é um desafio para grande parte dos empreendedores brasileiros. Por isso, o início de ano é sempre um momento importante para aparar arestas, rever planejamentos e, é claro, se preparar financeiramente para os desafios que virão. 

Para isso, um dos principais pontos que precisa ser levado adiante nessa fase é compreender como funciona a criação de métricas e indicadores que vão orientar todo o percurso da sua meta. Mas, se você não tem muita intimidade com o mundo das finanças, não se preocupe. Aqui em nosso blog você encontra todo o conteúdo gratuito que você precisa para dar os primeiros passos e se especializar. 

  • Organização: arrumando o que não pode esperar

Uma das dicas super relevantes que traremos aqui neste texto é sobre a importância de estabelecer as prioridades da sua estratégia de controle financeiro. Por isso, antes de olhar para as suas metas e objetivos, é necessário organizar tudo aquilo que não pode mais esperar. E quando dizemos isso, o que de fato precisa ser observado?

  • Pessoal

As pessoas são o recurso mais fundamental que qualquer operação. Afinal, sem elas os processos produtivos não acontecem. Por isso, se você está planejando as novas metas financeiras mas ainda está com a organização das folhas de pagamento e documentações referentes ao seus colaboradores, dê prioridade à essa organização. Uma equipe bem alinhada e bem amparada é muito importante para seus resultados. 

  • Operação diária

O que chamamos aqui de operação diária são todos os processos necessários para que você consiga rodar a sua operação de vendas. Se você tem um negócio no segmento varejista, por exemplo, o valor do sistema que utiliza para o lançamento dos pedidos, o sistema de pagamentos, as contas relacionadas a energia, etc. Tudo isso compõe a estrutura fixa que você precisa para manter as vendas. Por isso, é preciso que você priorize essa parte da sua organização.

  • Dívidas 

Ok, é verdade que ninguém gosta de tocar no assunto dívidas. Mas, se sua empresa está de alguma forma comprometida com investimentos que você já realizou, é super importante que essa questão faça parte das suas prioridades. Nesse sentido, uma das primeiras coisas que você precisa realizar é a consulta detalhada de quanto você deve e quais são as melhores condições para quitar essa dívida. 

Restabelecendo o controle financeiro

Após as prioridades iniciais terem sido adotadas, é hora de restabelecer o seu controle financeiro. Isso significa (1) um bom controle do caixa, (2) padronização de processos e de sistemas para que as operações fiquem automatizadas e funcionando bem, e também (3) disciplina para colocar em prática novos processos que você identificar necessário. E se você está pensando, como posso fazer isso, siga esses passos: 

  1. Entenda o seu faturamento
  2. Separe as prioridades dos gastos e corte o que for extra
  3. Negocie com fornecedores e melhores condições para seus produtos
  4. Quite suas dívidas e outras pendências
  5. Faça planejamentos de quanto você pode investir ou gastar em casos de surpresas
  6. Reserve sempre que possível
  7. Estude e analise o seus gastos

Análise e organização: balanço de dados para fixar as metas no presente

Após a primeira etapa de organização e a tomada de controle dos seus processos, e hora de trabalhar na construção das suas metas para o presente. Este momento é animador, pois é aqui que você consegue estabelecer ações e formas de usar melhor os seus recursos financeiros.

  • Automatização e eficiência: Utilize Softwares de controle financeiro!

A verdade é que o uso de um software de gestão pode tornar sua empresa mais lucrativa justamente por proporcionar uma estratégia integrada em que todas as áreas da sua empresa saem beneficiadas. 

Com ele, é possível controlar melhor as entradas e saídas que realmente impactam a sua empresa, lançando um olhar capaz de otimizar o que pode ser melhorado. além das tradicionais funcionalidades de monitoramento financeiro, você encontrará mais alternativas para controlar seu estoque, clientes, pagamentos (entrada e saída), contratos, parceiros, além de questões legais que envolvem a área fiscal da empresa.

Escolhendo indicadores reais e inteligentes

A dúvida sobre o monitoramento de metas é sempre uma dúvida válida., pois faz toda a diferença estabelecer um resultado que você realmente consegue alcançar. Por isso, a dica é apostar em indicadores definidos a partir de dados históricos. O que isso significa?

Você não vai olhar apenas para onde quer chegar, mas entenderá alguns padrões sobre resultados já alcançados, e a partir daí fica mais fácil ver como aumentar esse número para que o indicador seja um estímulo, e não uma meta impossível de conquistar. 

Investimento que facilita a sua operação

Alguns investimentos, apesar de serem gastos, podem ser fundamentais para você conseguir bater a sua meta financeira.  Seja para organizar sua gestão e entender melhor seus gastos e investimentos, um software de gestão vai trazer algo muito importante para o sucesso de uma estratégia: controle e análise. Pense na gestão como o coração da sua empresa, e com um software de qualidade, você consegue o melhor funcionamento desse órgão que é o motor de tudo.  

Conheça a possibilidade de levar o Sfhera Software para a sua operação.