Com desafios específicos, empresas que fazem parte do segmento varejista estão sempre buscando formas de otimizar a gestão e reduzir custos. Após a recuperação dos hábitos, rotinas e atividades pós pandemia, 2023 parece ser um bom ano para entender novas tendências e se ajustar às demandas do mercado. 

Neste texto, nós da equipe Sfhera apontaremos algumas tendências voltadas para o controle financeiro de negócios que são deste segmento. Com isso, você descobre ferramentas relevantes para não deixar sua gestão correr sem um propósito específico.  

  • Os desafios dos varejistas: fidelização e diversificação

Há um traço específico no segmento varejista que tem relação com um entendimento de mercado sobre atrair ou fidelizar clientes. Na prática ocorre que toda loja precisa atrair novos públicos, e isso significa entender demandas que podem ser diferentes umas das outras. 

No entanto, isso pode conflitar com outra característica muito importante para este tipo de negócio, que é a necessidade de manter uma fidelização para gerar recorrência de vendas. 

Ações importantes de fidelização

Uma das principais premissas de Kotler, um dos principais autores da área de marketing, é que fidelizar um cliente custa muito menos do que ir atrás de um novo. 

Isso significa na prática que pessoas que já compraram com uma marca precisam ser estimuladas para continuarem consumindo, assim criar não só uma relação de compra por necessidade, mas também pelo relacionamento criado. 

Ações importantes de diversificação

Por outro lado, é necessário cada vez mais atrair um novo público. Em uma loja de roupas, por exemplo, isso pode significar firmar parcerias com outros fornecedores, trazer outros estilos. No entanto, isso pode acabar atrapalhando a dimensão da fidelização, se um produto específico passa a não ser mais ofertado.

Por isso, um caminho importante para a diversificação é realizar testes que permitam ajustes de rota. Se precisa implementar um novo produto para atrair o público, faça isso durante um período, sem trocar todos os seus fornecedores. E sempre meça os resultados, dessa forma você vai comprovar por números se essa adesão realmente deu resultados positivos nas vendas. 

Automação e digitalização

A digitalização dos processos operacionais de uma empresa, acompanha também a influência da tecnologia em todas as áreas da nossa vida. Se pensarmos em nossas rotinas, é possível perceber que nossas agendas, e-mails, lazer e interações sociais são mediadas por mecanismos automáticos e em sistema de informação. 

Por definição, a automação então é esse sistema automático, independente da interferência do homem, que mecanismos próprios realizam ações e verificam seu funcionamento. Essa automação pode ser ainda bem simples (como configurar uma resposta automática para atendimentos no whatsapp), ou por meio de softwares de gestão, que integram toda a parte operacional da empresa. 

Qual o papel do software de gestão na automação?

Um software de gestão permite que você integre todas as áreas da sua empresa. O que seria feito de forma manual, agora será feito automaticamente. Porém, muitos gestores resistem a instalação do programa por conta do custo e tempo de implementação ou por colocarem outras atividades como prioridades. Apesar disso, os benefícios e vantagens prevalecem e podem trazer diferentes ganhos para a empresa.

O principal motivo é que quando você automatiza os processos do seu negócio, isso significa que você está tornando-o muito mais ágil. De acordo com o Sebrae, essa medida é considerada uma boa prática para empresas. Isso porque, ao comparar um sistema manual de gestão com o uso de um software especializado nessa função, é possível perceber que a segunda opção oferece vantagens como ganho de produtividade, redução do tempo de execução de tarefas e centralização das informações do seu negócio em apenas um local de fácil acesso para todos. 

Metodologias ágeis para lidar com os desafios

Como já dissemos anteriormente, o controle financeiro não é apenas estabelecer processos como o fechamento de caixa. É necessário ter uma visão sobre os investimentos, os gastos, os planos de expansão, as metas e tudo que envolve o seu negócio.

É exatamente por isso que uma tendência que se configura importante para lidar com estes desafios é a adoção de estratégias e metodologias ágeis que podem ajudar a lidar com os desafios. E sabe o melhor de tudo? Você vai perceber que são pequenos ajustes aqueles que fazem a maior diferença nos seus resultados. 

Em se tratando de metodologia ágil, alguns pilares são importantes para a execução de qualquer ação, como:

  • 1 – Indivíduos e interações importam mais que processos e ferramentas. 
  • 2 – Um software em funcionamento que funcione e seja eficiente, vale mais que qualquer procedimento
  • 3 – Priorizar a colaboração com o cliente mais que contratos e termos.
  • 4 – Responder a mudanças de forma rápida e objetiva é importante mais que seguir um plano a qualquer custo.

Esse tipo de estrutura de metodologia pode gerar algumas práticas objetivas para você cuidar melhor do seu controle financeiro. Algumas dicas para manter este tipo de 

  • Reuniões diárias de 15 min entre todas as pessoas da empresa para lidar com pendências do dia
  • Automatizar processos operacionais a partir de softwares financeiros
  • Realizar revisões de metas e de resultados em ciclos mais curtos
  • Criar espaços de comunicação mais objetivos e rápidos, com menos burocracias

Agora que você já conferiu ações que são tendências para o controle financeiro da sua empresa, conheça mais sobre os planos e os benefícios que só o Sfhera Software pode trazer pra você.