Gestão empresarial tem que ter planejamento de objetivos e metas para crescer com segurança e otimizar as vendas 

Um sistema de Gestão Empresarial ERP fortalece suas estratégias de marketing e otimiza os investimentos e aumenta a produtividade, como já mencionado no texto marketing e ERP de gestão empresarial. Mas antes de tudo, para organizar a dinâmica empresarial é preciso fazer um planejamento, descrever conceitos, missão, visão, objetivos, táticas e metas para a empresa saber o roteiro e se organizar em seus prazos e potenciais de crescimento. Esse material se torna um plano guia de todas as ações da empresa e dos setores específicos pode haver subplanos.
 Por isso, planejamento é a alma do negócio, como mostram os empreendimentos de sucesso. A propaganda vem depois de toda a casa organizada, planejada. Ter um produto/serviço e um atendimento de qualidade é vital, mas de igual importância é o planejamento estratégico com enfoques institucionais e comerciais, a fim de prever um crescimento com segurança e alinhado aos objetivos e metas da corporação. Essa visão de mercado é proporcionada pelo Marketing Digital: um conjunto de informações e ações que podem ser feitas em diversos meios digitais com o objetivo de promover empresas e produtos.

Um software de gestão empresarial ERP é uma ferramenta indispensável que compõe o planejamento de marketing digital, pois auxilia diretamente as vendas na tarefa de organizar objetivos e tomadas de decisões da empresa. Enterprise Resource Planning (ERP) significa Planejamento de Recursos Empresariais, que retrata sua função central de integrar todos os setores da empresa, controlar informações e, com isso, aumentar a produtividade entre gestores e colaboradores. O sistema ERP realiza a gestão da empresa em setores como financeiro, faturamento, compras e vendas, estoque, produção, qualidade, clientes, colaboradores e até mesmo investimentos de marketing e origem dos clientes Retorno das Campanhas de Marketing (RCM), monitorar as melhores estratégias de geração de leads qualificados e novos clientes. 

Surgido nos anos 1990, o Marketing Digital mudou a maneira como empresas utilizam a tecnologia na promoção de seus negócios. No passado, para saber sobre um produto ou serviço, você tinha que ir até o vendedor, que provavelmente iria persuadir para enaltecer o próprio negócio em vez de fornecer informação isenta sobre as soluções. Hoje, o Marketing Digital tem possibilitado que o consumidor tenha um papel mais ativo nesse processo e decida sobre o consumo. Isso significa que 60% do processo de compra já foi realizado antes mesmo de o consumidor entrar em contato com o vendedor.  Ainda, na Era da Informação dos anos 2000, o há tanta opção de compra e informação sobre soluções na Internet, que o que mais importa atualmente para o consumidor é quem dedica a prestar a melhor solução e compara suas qualidades e atributos de produtos ou serviço diante da concorrência para comprovar que compensa a preferência e fidelização do cliente. 

Apesar de desafiador, o Marketing Digital é uma grande oportunidade para as empresas reforçarem sua imagem marca e multiplicarem a abordagem do negócio já que, cada vez mais, a Internet fará parte da vida das pessoas. Nesse panorama, o Marketing Digital apresenta diversas frentes de atuação como Marketing de Conteúdo, Blog, E-mail Marketing, mídias sociais, otimização de Conversão – CRO,  Marketing de Busca – SEM, entre outras, o que aumenta o alcance de seus conteúdos ao público alvo e influência no processo de compra dos consumidores. 

  • Marketing de Conteúdo é todo o conteúdo feito para educar, informar ou entreter um futuro cliente. A ideia consiste em informar as pessoas para fazer com que futuramente elas não só respeitem a sua marca e a tenham como referência, mas também se tornem clientes de sua empresa. Os vídeos são conteúdos em alta visto que, em 2016, 50% de todo o tráfego mobile da Internet já era composto por eles. Ter um vídeo em uma página de produto aumenta em até 85% a intenção de compra, por reforçar a confiabilidade do produto para o cliente. 
  • Blog é a forma mais comum de atração na Internet. Com bons conteúdos e uma boa otimização em SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca), sendo a melhor maneira de você conseguir tráfego para seu site. 
  • Email Marketing é o envio direto de uma mensagem comercial, tipicamente à um grupo/lista de pessoas, através de email. Por categorização, cada email enviado a um potencial ou atual cliente pode ser considerado e-mail marketing e geralmente é utilizado para enviar promoções, adquirir negócios, solicitar vendas ou parcerias, com propósito de construir lealdade, confiança ou branding (divulgação de marca). Esses podem ser diretos, adaptados a plataformas mobile e automatizados em fluxo sazonal para manter frequência determinada.
  • As estratégias nas mídias sociais devem começar pela definição do público que você deseja que siga sua marca e acompanhe suas publicações. Junto a isso, deve-se manter a interação com os usuários por meio de fóruns e geração de ideias, postagens, textos, link ao blog, site e outras mídias sociais. Essa comunicação integrada permite uma abordagem menos engessada com o público e amplia as chances de divulgar informação e a mesma chegar ao público alvo de formas dinâmicas. No Facebook, por exemplo, há formas efetivas para alcançar o seu público alvo através de segmentação de grupos e anúncios direcionados por geolocalização. Além dessa proximidade com o público da empresa as mídias sociais são fontes gratuitas de gerenciar a divulgação de uma empresa, com opções de impulsionamentos pagos e filtros.
  • CRO – Conversion Rate Optimization é todo esforço para aumentar as taxas de conversão para determinado objetivo. Ou seja, diminuir o atrito e aumentar a proporção de pessoas que fazem a ação necessária para ir do contexto A ao contexto B. Um exemplo cotidiano é, no caso se uma loja física de produtos, a existência de uma relação entre o número de pessoas que entram na loja e o número de pessoas que compra algo. Esse é um trabalho exploratório de mensurar resultados e requer metodologias e técnicas para otimizar as taxas de conversão de site. Um método simples e efetivo é o teste A/B, que comprova entre duas versões de página, qual delas é mais eficiente para o seu objetivo. É separado o tráfego de determinada página e dividido ao meio de forma aleatória, de forma que 50% dos visitantes vejam uma versão (original) e 50% veja a outra versão. O teste A/B chega a conclusões embasadas, porque ao disponibilizarmos as duas versões da página simultaneamente, reduzimos a influência de fatores externos como sazonalizade, diferentemente de um teste que compara com resultados históricos. 
  • Marketing de Busca – SEM – ferramenta com aplicação de duas formas: através de aplicação de técnicas e estratégias de SEO e também por meio de investimentos (PPC). O SEM objetiva privilegiar determinado site para aparecer com destaque (e qualidade) aos que buscam por algo relacionado a ele na Internet. 
  • SEO (Search Engine Optimization) são todas as estraté- gias e táticas que visam o aumento da exposição de um site nos motores de busca. O principal motor de busca do mercado (Google) possui, segundo ele, mais de 200 fatores que ajudam a determinar se um site deve ou não estar nos primeiros lugares de suas páginas de resultados e, o trabalho de um profissional de SEO, é adequar os sites ao máximo à esses critérios.
  • Os links patrocinados são formas de fazer anúncios na Internet através de espaços publicitários em resultados de busca ou em sites de conteúdo que são geralmente pago por cliques (PPC – Pay Per Click),  para atrair visitantes interessados no direcionamento ao seu site. Exige conhecimento das ferramentas de gestão desses anúncios e o planejamento de um orçamento para que seja efetivo durante o período da sua campanha. As ferramentas mais usadas são Google Adwords, UOL Cliques e Bing Ads para gerenciar os anúncios de links patrocinados. 

O sistema ERP só tem a somar às estratégias de marketing digital, pois é uma ferramenta alinhada a todos os processos e setores da empresa aos objetivos e metas de comunicação. O produto Sfhera Software ERP oferece soluções de automação para agilizar os processos operacionais de uma empresa, com um sistema fácil de ser instalado e uma base de conhecimento em diversos canais como  site, Youtube e Facebook , além de um suporte técnico eficiente para auxiliar sua equipe. Conheça nossos planos Sfhera ERP para o varejo!

Luana Borges, Analista de Marketing da Sfhera Software.