Investir na presença digital é garantir um futuro próspero a sua empresa.

Aumentar a presença digital da sua marca não é apenas um investimento em tecnologia, é uma nova forma de pensar as relações de mercado e de gestão para o seu negócio. E esse custo é menor do que você pode imaginar. A transformação para ser uma empresa digital exige proatividade. Dessa forma, o antigo modelo empresarial de pesquisar o mercado para se adequar às demandas que o mesmo apresenta é substituído por empresas que invertem essa lógica e fomentam a própria trajetória de mercado aos seus clientes.

A empresa digital define seu mercado, ao invés de reagir às mudanças, assim como Apple e Netflix criam a própria demanda de mercado, promovendo um novo hábito de consumo e maneira de se relacionar com as pessoas. A sua empresa também não precisa esperar para reagir ao mercado e partir para a criação das próprias demandas de consumo, posicionando-se no ambiente digital e fortalecendo a sua imagem de marca.

Essa criação começa com a produção de conteúdo com frequência e identidade visual, para atrair a atenção do público alvo e interagir com ele. O setor de produto da sua empresa define como esse cliente vai navegar com esse conteúdo da sua marca e repercutir positivamente a sua uma imagem de marca. Esse caminho leva a uma natural ação de compra do produto. Para isso, a empresa deve traçar estratégias de marketing e ter ferramentas de mensuração das ações integradas de todos os setores da empresa. Nesse sentido, entra a importância de um bom sistema ERP de gestão empresarial. Esse controle é importante inclusive para traçar um orçamento para investir na transformação digital da empresa, que verifica quais canais de comunicação digital é mais vantajoso para o segmento da empresa e medir o retorno de investimento sobre cada ação.

Ao iniciar essa nova gestão, os processos internos também devem ser repensados e a mudanças exige um bom diálogo entre os setores da empresa para seguir coeso o novo plano de ação sobre o posicionamento da marca. Essa transformação pode alterar desde o layout da loja física e digital, o meio de de compra e de pagamento, a emissão de pedido, a logística de estoque e linha de produção, entre outros processos. O uso de tecnologia se faz necessária nesse sentido, para integrar a comunicação nessa cadeira de processos de modo coeso e assertivo, correspondendo aos novos objetivos e metas empresariais.  

Nesse novo panorama, o planejamento estratégico é fundamental para trazer a redução de custos na produção em geral, mas depende ainda de formular um novo tipo de atendimento que acompanhe as demandas da empresa digital e suas atualizações. O digital, assim, cria uma experiência ao cliente, de autonomia e satisfação, além de segurança através de ferramentas remotas de contato com a  sua marca, como site, blog, mídias sociais e loja online.

A transformação digital, portanto, reformula toda a lógica empresarial, com enfoque na sustentabilidade da informação, na relevância do porquê de cada processo, com análise de resultados para mensurar isso. Um software ERP para gestão empresarial oferece um controle sobre tais informações geradas por cadastro de clientes, compras, vendas, faturamento, estoque, entre outros itens.

Por ser uma mudança fundamentada em investigação e análise de dados, é importante começar pelos pequenos projetos e alinhar com planejamento de pequeno, médio e longo prazo, para que os impactos da mudanças seja de soma, não se subtração tornando a dinâmica de sua empresa confusa. Para realizar uma transição de pensamento e prática ao digital, necessita-se organização, descrevendo um plano em que você saiba responder em um briefing criativo o porquê sua empresa se tornar digital e de que maneira isso é viável. Assim, constrói-se o marketing 4.0 que relaciona a sua marca com seu público, com uma imagem e reputação a zelar em torno do produto ou serviço que venda. Seja a mudança para uma linha de produto ou de apenas um produto ou todas operações de venda da empresa, o usuário deve sentir que lhe é proporcionado uma nova experiência por aquela mesma empresa. É o poder de renovação e transformação de uma empresa, que ao transformar de forma sustentável agrega valor à marca e cresce no mercado, estabelecendo um posicionamento ainda mais sólido.

Mudar a forma de trabalho que se vem exercendo há anos não é tarefa simples, pois exige mudança nas pessoas, na cultura empresarial, por isso é importante traçar um planejamento estratégico e deixar todos os setores inteirados sobre os novos processos e os resultados esperados, com uma metodologia a seguir e treinamento. Assim, torna-se mais organizada e eficaz a mudança de organograma, desde a chefia até os colaboradores. Além disso, para a transformação é necessário uma liderança que acredite no potencial da empresa digital, pois não deve ser considerada uma peça dentro da empresa que será adaptada à uma tendência passageira de mercado. Trata-se de uma mudança vitalícia, que afeta toda a estrutura empresarial, da missão e filosofias aos protocolos de processos internos e de tratamentos aos clientes, formando um novo padrão a ser seguido para otimizar o tempo e o trabalho de todos.

Em um cenário mercadológico cada vez mais competitivo, transformar uma empresa para digital implica em organização e inovação, ou seja, gestão do próprio potencial de crescimento. Para auxiliar empreendedores do varejo, há 18 anos, a Sfhera Software oferece planos do sistema ERP de gestão e inovação para transformar automatizar uma empresa e imergir no mundo digital corporativo.  Conheça nosso site e Facebook.

Luana Borges, Analista de Marketing da Sfhera Software.