Professor defende que TCC pode ser “semente para algo maior” na carreira

É estudante e está tendo dificuldades com a elaboração do seu Trabalho de Conclusão de Curso, o famoso (e, por vezes, temido) TCC? Talvez você precise encarar essa fase de uma maneira diferente. É o que acredita o professor UFSC Jonny Carlos da Silva. Doutor em Engenharia e professor há mais de 20 anos com dezenas de orientações acadêmicas concluídas, Silva é autor do livro “Trabalho de começo de carreira: um guia coaching para decolar na carreira com seu TCC”, e defende que é necessário ter uma atitude proativa em relação ao TCC, deixando de considerá-lo um “fardo”.

 Para ele, a definição de um tema de TCC, que é uma dificuldade enfrentada por muitos alunos, reside “no exercício da escolha”. “Você está no controle do processo em termos de escolha. Todo curso de graduação ou pós-graduação tem diferentes áreas e subáreas, e você terá que escolher um tema dentro deste universo. Portanto, uma vez tendo atitude proativa em relação à tarefa, o próximo passo é exercer a capacidade de escolha”, afirma.

Segundo o professor, sua obra é fundamentada em três pilares: sua experiência como orientador, sua formação e prática de coaching, e a pesquisa de referências internacionais. E o guia traz informações sobre como “garimpar fontes quentes” para temas de TCC, em qual momento do curso é necessário começar a pensar no projeto, como escolher e avaliar um orientador e ainda como usar o TCC para “elaborar uma visão de carreira”.

“Para realização do TCC, apresento técnicas e sugestões de como elaborar este “plano de viagem”. Nos muitos contatos com estudantes no final de curso, recebo vários questionamentos sobre buscar emprego ou abrir empresa. Neste aspecto, mostro que o TCC pode ser uma “semente para algo maior”, dando exemplos de pessoas que criaram empresas a partir desta atividade”, explica o professor Jonny Carlos da Silva.

Fonte: Administradores.com