Não importa se você está começando sua jornada no mundo empresarial, ou se já soma anos nessa caminhada: o conhecimento em gestão é sempre algo a ser aperfeiçoado. Especialmente porque, com o desenvolvimento do seu negócio, novos objetivos e desafios podem surgir, fazendo com que você precise buscar novas alternativas e pensar em formas práticas de gerenciar seus recursos e sua equipe.

Aqui na Sfhera, possuímos a proposta de oferecer materiais gratuitos que possam auxiliar nossos clientes, parceiros e público a desburocratizar o universo financeiro. Essa nossa atuação, vai de encontro ao propósito do nosso produto “ERP Banking”, que é uma solução para organizar as finanças da sua empresa de forma totalmente integrada à sua gestão e operação. Por isso, separamos seções de aprendizado para você aprender novos conceitos e práticas, começando pela seção:

Primeiros Passos

Seja bem-vindo(a) a trilha de conteúdo de primeiros passos no contexto da gestão empresarial. No entanto, antes de começar, é importante que você tenha em mente sobre o que falamos quando abordamos o assunto gestão.

Do que falamos quando pensamos em gestão? 

Por uma definição clássica, a gestão tem relação com a administração ou a gerência, sendo compreendida como o conjunto de práticas e estratégias pensadas para gerir ou administrar um projeto, um negócio, uma empresa, uma cidade, uma casa, ou mesmo a própria vida. 

No entanto, o que caracteriza mesmo a gestão é a existência de um objetivo, capaz de nortear as ações e práticas (essas, gerenciadas por alguém que conheça esse objetivo). Em uma empresa, a gestão envolve a administração de recursos, finanças, projetos, produtos e também das pessoas, que representam a força de trabalho da organização. 

Trilha 1: Primeiros passos pela gestão financeira

Você sabia que 58% dos brasileiros não se dedicam à gestão financeira?

  • No texto “8 dicas para manter a gestão financeira da sua empresa em dia”, apresentamos a pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), que ressalta que 6 em cada 10 brasileiros raramente ou nunca dedicam tempo a atividades de gestão financeira. Assim, reunimos 8 dicas para qualquer pessoa começar os primeiros passos nesse universo, e dentre elas, destacamos a dica 4: Separe sempre as finanças pessoais das finanças da sua empresa.

Confira as outras dicas de gestão financeira aqui.

  • Não há como falar de gestão no Brasil atual sem considerar os desafios impostos pela pandemia de Covid-19. Neste texto, traçamos  um panorama dos principais desafios e quais ferramentas podem auxiliar a superar esse momento difícil, que agora está se convertendo em uma retomada das atividades.

Leia na íntegra o texto Pandemia e gestão financeira: Como superar os desafios para empreender no Brasil? 

  • Você já ouviu falar de metodologia ágil? Atualmente, existem uma série de metodologias práticas para que você diversifique a sua gestão (seja focando mais em projetos, nas finanças, etc). No conteúdo a seguir, realizamos um quadro comparativo para que você compreenda os principais benefícios de colocá-la em prática.

Confira os benefícios da metodologia ágil para sua gestão

Trilha 2: Só o essencial 

“Existem alguns mitos ou falhas de informação na gestão de empresas, que são encarados como verdades absolutas. Uma das principais é não dedicar tempo e atenção aos processos e procedimentos internos, como documentos da parte financeira e legal, o que pode acabar virando uma bola de neve no futuro”.

Está com pressa para ir direto ao ponto? Na trilha “só o essencial” destacamos os melhores conteúdos sobre gestão financeira focados nos conceitos centrais da gestão, para que você compreenda o que já pode fazer a diferença para a sua empresa.

  • Para faturar mais, é preciso construir uma gestão robusta que dê conta de estruturar os processos produtivos, entendendo que crescimento é importante, mas a constância e solidez são aspectos fundamentais. É sobre isso que falamos no texto sobre objetivos financeiros.


Leia o texto sobre objetivos financeiros na íntegra

  • Um dos pontos mais sensíveis na gestão financeira é o controle dos gastos/recursos, portanto, nesse texto, ensinamos você a controlar suas contas a pagar e receber de forma prática

Aprenda sobre o controle de suas contas a pagar e receber

  • Parte considerável das pessoas que buscam por mais aprendizado em gestão são donos de lojas e pequenas empresas, em grande parte, varejistas. Por isso, também preparamos um conteúdo essencial para deixar claro como utilizar softwares ERP na gestão varejista.

Benefícios do software ERP para organizar a gestão empresarial no varejo 

  • Por último, destacamos um conteúdo sobre 4 ferramentas de gestão que você pode começar a aplicar hoje mesmo na sua empresa. Ficou curioso(a)? É só clicar.

4 ferramentas que vão te ajudar na gestão da sua empresa

Trilha 3: Gestão na prática

Agora que você já conhece os conceitos e quais são os pontos centrais de uma boa gestão, é hora de ver na prática alguns exemplos, e conferir como tirar esse conhecimento do papel. Na trilha “Gestão na prática”, estão indicados alguns conteúdos que vão te ajudar a compreender como empresas já aplicam a gestão financeira de um jeito eficiente, oferecendo insights relevantes para a sua própria jornada empresarial.

“Atualmente, é difícil encontrar empresas que trabalhem de forma diferente, especialmente aquelas que valorizam a importância da gestão. Assim, nós também visamos ter o máximo de controle para darmos foco total nas vendas, e esse processo também leva em conta o suporte do sistema.” Mademax

  • O que pode atestar mais qualidade do que o depoimento de um cliente? Pensando nisso, nós entrevistamos a equipe da Mademax para contar ponto a ponto da nossa solução Sfhera Software na prática. 

Continue lendo o case na íntegra:  O uso do Sfhera Software na empresa Mademax 

  • Para que as melhorias sejam sentidas na prática é preciso que toda a equipe esteja trabalhando de forma sinérgica. Conhecendo de perto as necessidades de nossos clientes, sabemos que o treinamento da equipe é um desafio, por isso, preparamos um conteúdo focado na capacitação de equipe no uso de softwares de gestão.

Confira: Como capacitar sua equipe para o melhor uso de softwares de gestão

  • Por fim, se você tem dúvidas de qual software financeiro contratar para alavancar a sua gestão, nossa dica é conferir o texto que desvenda a satisfação de nossos clientes com o Sfhera Software. Lá você confere detalhes sobre nosso atendimento, nossa frente de produção de conteúdo inovadora (Sfhera Academy) em que você consegue aprender na prática com vídeos e tutoriais como utilizar nossa solução. Esperamos por você!

Entenda: O que está por trás de 95% de satisfação com o Sfhera Software?