Quem investe em um software de gestão empresarial ganha tempo e aumenta a produtividade do próprio negócio. Essa tecnologia possibilita organizar e integrar as demandas internas da empresa, para crescer cada vez mais no mercado, de forma segura e assertiva.

Um software de gestão oferece diversas vantagens para automatizar os processos empresariais como: facilita o planejamento para ações estratégicas, integra a comunicação entre os setores da empresa, aumenta o controle e a segurança, otimiza o tempo de execução das atividades e informa dados operacionais de forma organizada para conhecer as demandas e gerir os resultados.

Gerenciar um restaurante exige diversas tomadas de decisões, desde a compra de matéria prima e a produção do produto, até o atendimento e a venda do produto final. E quanto maior o negócio, maior é a demanda de trabalho, que se não for organizado para poder mensurar resultados, tende a se tornar uma bagunça no orçamento e na logística, que prejudica a produtividade e afeta diretamente o crescimento da empresa.

Além disso, a competitividade é sempre um desafio para crescer no mercado, então, o diferencial é conhecer e gerenciar corretamente todos os processos da própria empresa. Assim, torna-se possível melhorar os resultados finais e crescer no mercado com segurança e visão sobre os potenciais internos. Por isso, organização e planejamento de recursos são fundamentais para que o seu restaurante tenha sucesso.

Para facilitar a vida dos empreendedores nesse ramo é importante investir em um software de gestão ERPInterprise Resource Planning, também chamado de software de gestão corporativa. Segundo dados da ABES (Associação Brasileira de Empresas de Software), o Brasil já é o 9º maior mercado de softwares e serviços de TI do mundo, com previsão de crescimento contínuo. Conheça os 5 principais motivos para investir em um software corporativo (ERP) para o seu restaurante, como o que a Sfhera Software desenvolve:

1 Facilita o planejamento

Este é o benefício mais importante de um software de gestão, que oferece autonomia para a empresa conhecer o próprio negócio, corrigir falhas e potencializar os ganhos. Planejar é fundamental para uma empresa que busca crescer e o software de gestão empresarial facilita esse conhecimento através da produção de um banco de dados, relatórios e análise de custos e tendências de vendas, que são decisivos para reduzir despesas e aumentar a produtividade.

2 Integra a comunicação entre setores da empresa

Quando os colaboradores têm acesso a suas áreas de atuações no software da empresa, cada um registra e segue os dados produzidos por todos os outros, tornando o trabalho transparente e integrado. Dessa forma, há uma coerência nos dados operacionais gerados no software, com processos padronizados em todos os setores da empresa. Essa otimização dos recursos humanos diminui a possibilidade de erros no cruzamento das informações de cada setor e torna cada colaborador em um gestor especializado da empresa e mais produtivo.

3 Aumenta o controle e a segurança

Um negócio não está restrito somente aos perigos da falência devido ao mal gerenciamento financeiro. Também existem acidentes, perdas de dados na Internet, dentre outros fatores que afetam a ascensão da empresa no mercado. Pensando nisso, o software de gestão empresarial possibilita conhecer, analisar e criar soluções para os riscos que envolvem o negócio, com mais controle sobre as próprias demandas e mais segurança operacional.

4 Otimiza tempo na execução das atividades

O software de gestão empresarial tem estruturas organizadas e mostra claramente as atividades realizadas em determinado período. Nesse sistema é fácil cadastrar e analisar dados sobre clientes, colaboradores, produção, faturamento, financeiro, comercial, estoque e demais processos. A organização de tarefas torna o trabalho mais ágil e produtivo, tanto para consulta, quanto para a análise de resultados, além de gerar informações cruzadas entre os setores.

5 Informa dados operacionais

O software de gestão empresarial fornece uma base confiável de dados operacionais à medida que são registradas informações sobre os processos da empresa. Assim, consolida-se um material de análise do desempenho, que faz toda a diferença para ações estratégicas que visam ampliar ou melhorar o negócio. Contar com esse histórico de informação organizada sobre a própria empresa é tomar decisões assertivas.

Um software de gestão empresarial é, portanto, um investimento fundamental para empreendedores de restaurantes. Além das vantagens citadas, o custo de implantação se paga rapidamente, visto que a organização obtida com o software corporativo ERP aumenta significativamente a produtividade e, consequentemente, o faturamento.

Conheça o Ristore, um software de gestão empresarial para restaurantes e similares, subproduto da Sfhera. Deixe comentários e converse com a nossa equipe para tirar dúvidas. Acesse o site, o Youtube e o Facebook da Sfhera, que têm uma base de conhecimento sobre o assunto.

Luana Borges, Analista de Marketing da Sfhera Software