Um sistema de Gestão Empresarial ERP fortalece suas estratégias de marketing e otimiza os investimentos e aumenta a produtividade.

Planejamento é alma do negócio, já dizem os empreendedores de sucesso. É importante ter um produto/serviço e um atendimento de qualidade. Mas, o fator vital para uma empresa é mesmo o planejamento de estratégias e de táticas institucionais e comerciais, a fim de prever um crescimento com segurança e alinhado aos objetivos e metas da corporação.

Essa é uma estratégia fundamental no mercado, um investimento na gestão empresarial que é consenso entre empreendedores de diversas áreas, visto que o planejamento de marketing orienta as decisões da empresa para atingir seus objetivos e metas da forma mais produtiva possível. Assim, o posicionamento da marca e da corporação se torna assertivo, sabendo muito bem onde e como querem chegar. Descrito passo a passo e mensurando resultados, o planejamento de marketing requer ferramentas estratégicas para controlar a aplicação e o andamento do trabalho.

Um software de gestão empresarial ERP é uma ferramenta indispensável nessa tarefa de organizar os objetivos corporativos e tomadas de decisões. Enterprise Resource Planning (ERP) significa Planejamento de Recursos Empresariais, que retrata sua função central de integrar todos os setores da empresa, controlar informações e, com isso, aumentar a produtividade entre gestores e colaboradores.

O sistema ERP realiza a gestão da empresa em setores como financeiro, faturamento, compras e vendas, estoque, produção, qualidade, clientes, colaboradores e até mesmo investimentos de marketing e origem dos clientes Retorno das Campanhas

O sistema ERP realiza a gestão da empresa em setores como financeiro, faturamento, compras e vendas, estoque, produção, qualidade, clientes, colaboradores e até mesmo investimentos de marketing e origem dos clientes Retorno das Campanhas de Marketing (RCM), para verificar as melhores estratégias de geração de leads qualificados e novos clientes. Assim, permite corrigir falhas, otimizar oportunidades e, consequentemente, aumentar o Retorno do Investimento (ROI). Dessa forma, a gestão empresarial do software ERP é fundamental para o departamento de marketing, pois impacta diretamente nas vendas. Confira alguns itens que relacionam o sistema ERP com a estratégia de marketing da sua empresa:

Clientes

Com o ERP é possível organizar todas as informações dos clientes para orientar decisões estratégicas a saber onde está seu público alvo e consumidores e seus hábitos de compra. A filtragem dos seus contatos com critérios relevantes contribuem na criação campanhas segmentadas com abordagem personalizada. Isso otimiza o orçamento das campanhas e atualiza as estratégias de comunicação para fortalecer a rede relacionamento com os clientes. Exemplo disso pode ser enviar newsletter sobre clientes inativos, enviar e-mail de desconto exclusivo no aniversário do cliente ou informativo de novidades em produtos e serviços, promover ações comemorativas da empresa para os clientes, entre outros.

Vendas

A empresa que utiliza o sistema ERP acompanha facilmente as propostas e os orçamentos que não tiveram a resposta esperada. Avaliar e compartilhar tais dados com a equipe comercial certamente direciona os esforços de vendas para novas oportunidades. O controle de  estoque também auxilia nessa avaliação e pode criar novas demandas com produtos que mais vendem ou com vendas sazonais, além de orientar ações de marketing para divulgar produtos em excesso no estoque.

Resultados

Um sistema ERP que emite relatórios comprova o retorno do investimento em ações de marketing e na área de vendas. Relatórios com informações completas permitem avaliar contas a pagar e a receber, fluxo do caixa e outros dados que mensuram o Retorno sobre o Investimento (ROI) das estratégias de marketing e como as mesmas impactam o crescimento da empresa. Assim, medir os resultados das campanhas e sua eficiência se torna uma ação integrada às decisões de vendas, que confere segurança aos investimentos.

Pensando nisso, somar um sistema ERP às estratégias de marketing não se trata apenas de fazer publicidades planejadas, pois é uma ferramenta que alinha todos os processos e setores da empresa aos objetivos e metas de comunicação. Por isso, ao escolher um software de gestão ERP é importante apostar em uma solução personalizada, que ofereça adaptações às demandas e particularidades do seu perfil de empresa. O produto Sfhera Software ERP oferece todas essas soluções de automação para agilizar os processos operacionais de uma empresa, com um sistema fácil de ser instalado e uma base de conhecimento em diversos canais como site, Youtube e Facebook , além de um suporte técnico eficiente para treinar e auxiliar sua equipe. Conheça nossos planos Sfhera ERP!

Luana Borges, Analista de Marketing da Sfhera Software