Para gerir um empreendimento de qualquer proporção, é imprescindível o acompanhamento constante das atividades, de modo a comparar os resultados obtidos com as metas preestabelecidas.

Nesse sentido, analisar os relatórios gerados nos diversos setores corretamente, permite otimizar as despesas e encontrar novas oportunidades, para as quais os investimentos deverão ser direcionados.

Entenda quais são os principais relatórios e como são fundamentais para a identificação de novas oportunidades, promovendo uma gestão mais eficiente e, consequentemente, maiores chances de lucratividade.

Importância da análise de relatórios

Empreender sem uma gestão organizada, sem um controle do direcionamento das finanças, é depender inteiramente da sorte. Afinal, como saber se a estratégia de vendas adotada está dando resultado, sem dados concretos? Ou, como saber se as taxas estão sendo cobradas corretamente, sem um acompanhamento?

Para que esse acompanhamento ocorra de maneira eficiente, existem os relatórios. Relatórios são uma ferramenta de análise que ajudam a monitorar e mensurar dados que, a depender do tratamento de seus resultados, podem ajudar a promover insights significativos para os negócios.

Desse modo, são eles que direcionam as ações que devem ser tomadas, como onde investir e onde cortar gastos, por exemplo.

Benefícios da análise de relatórios

São muitos os benefícios promovidos pela análise criteriosa de relatórios, dentre as quais compete destacar:

  • Possibilidade de acompanhamento do desempenho da empresa: com os relatórios das diversas áreas, é possível acompanhar a performance dos diferentes segmentos e da empresa como um todo. Assim, é possível saber se o negócio está sendo de fato lucrativo;
  • Facilitação na negociação com outras empresas: o regime Business-to-Business (B2B), é um modelo cada vez mais comum e otimizado. Nesse sentido, é possível analisar os diferentes aspectos das prestadoras de serviço e saber se, de curto a longo prazo, estão promovendo gastos que não foram previstos;
  • Melhora na comunicação interna: por meio desses relatórios, os gestores ficam muito mais cientes do que ocorre na empresa, podendo direcionar mais atenção aos setores que mais precisam;
  • Influência na tomada de decisão: como resultado dessas análises, se pode identificar, além das oportunidades, as ações que não estão dando resultados positivos e alterá-las o quanto antes, estabelecendo, assim, um gerenciamento mais estratégico.

Como se pode notar, os relatórios podem ser diversos, variando em suas funções e seus objetivos. Assim, ferramentas como softwares de gestão empresarial podem ser grandes aliados nessas análises automatizando processos repetitivos e aumentando a eficiência dos setores. Entenda mais sobre isso no nosso site.

Em vista disso, alguns dos tipos mais fundamentais de relatórios são os relatórios financeiros, os relatórios de vendas e Marketing e os relatórios de estratégia de crescimento.

Relatórios financeiros

Relatórios financeiros são os mais utilizados. Isso porque é neles que está incluído o cálculo do lucro e demais informações pertinentes a esse setor, como as contas as pagar e a receber e o balanço patrimonial.

Eles incluem também os relatórios de fluxo de caixa, que permitem identificar prejuízos e, em termos de oportunidade, ajudam a decidir quanto do dinheiro pode ser investido para se multiplicar.

Relatório de vendas e Marketing

Já os relatórios do segmento de vendas e de Marketing, podem ser diversos, de forma a monitorar os mais variados aspectos, que compreendem desde as despesas, como os salários dos colaboradores, até as vendas que foram efetivadas.

Aqui são consideradas métricas fundamentais como o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) e ROI (Retorno sobre Investimento), e muitas outras, que elucidam se as estratégias adotadas são eficientes.

Com essa análise, se pode encontrar oportunidades de aprimoramento, principalmente em termos de captação dos chamados leads.

Relatório de estratégia de crescimento

Esses relatórios auxiliam na visualização do desempenho da empresa ao longo do tempo, relacionando as performances dos diversos setores e detectando, caso haja questões que precisam ser revistas, bem como o que vem se mostrando positivo.

Em vista de tudo o que foi apresentado, é possível concluir que os relatórios são ferramentas centrais na gestão de uma empresa. Graças aos quais se pode encontrar oportunidades, sejam de performance, negociação ou investimento, para melhorar a colocação da empresa no mercado e possibilidades de aumentar a sua lucratividade.