A capacidade de fazer uma empresa crescer de forma sustentável e contínua, ou seja, aproveitando o máximo potencial que nela existe, com segurança e planejamento para saber onde aspira chegar, está diretamente ligada aos processos adotados. Essa eficiência de gerir melhor os recursos e impulsionar os colaboradores no rumo de crescimento que se pretende começa pela organização dos processos e dos setores da corporação.

Os objetivos e as metas devem ser traçados de modo transparente a todos os setores da empresa. O complexo contexto dessa organização requer planejamento escrito e revisão de conceitos e objetivos pela equipe gestora da empresa. Para realizar esse plano organizacional e continuar expandindo o negócio, a tecnologia é uma grande aliada. 

A escolha de ferramentas tecnológicas adequadas de gestão é decisiva nesse processo, como o software ERP (Enterprise Resource Planning) ou “Planejamento de Recursos da Empresa”. O sistema ERP tem central importância na organização de uma empresa que pretende crescer e prosperar também no atual tamanho e produtividade. O cenário brasileiro se mostra favorável para investir em software ERP pois, segundo estudo da ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software), o país já ocupa o 9° lugar no ranking mundial de investimentos em TI. Considerando a América Latina, o Brasil ocupa o 1° lugar na lista, com 39,1% do total investido em serviços, produtos e estrutura de TI. Ao mesmo tempo que é conhecido por ser um país de soluções criativas e inovadoras nas empresas, também tem fama de burocracia demasiada e processos ineficientes.

O amadurecimento dessa mentalidade, em grande parte, é liderada por gestores de empresas que buscam o progresso tecnológico e processos eficientes para essa implantação. Por isso, pensar em crescimento empresarial é investir em software ERP, a fim de agilizar processos e integrar demandas entre os setores de uma empresa, além da segurança que traz o balanço contábil e de estoque que o sistema realiza. Assim, o ERP é responsável por otimizar o tempo, a qualidade de vida e a produtividade empresarial. Esse conhecimento agregado de gestão da tecnologia ERP significa mais autonomia e decisões estratégicas mais assertivas para uma empresa. Confira os principais benefícios de um sistema ERP no varejo:

  •  Reduz estoques
  •  Otimiza pessoal
  •  Aumento de Produtividade
  •  Reduz tempo de Ordens de demandas entre setores
  •  Reduz tempo no fechamento contábil/financeiro
  •  Reduz custos de TI
  •  Melhora processos de suprimentos
  •  Melhora a gestão de caixas
  •  Aumenta receitas / lucros
  •  Melhora transportes / logística
  •  Melhora processos de manutenção
  •  Entrega no prazo

Organiza do administrativo ao operacional

O software ERP cuida de todas as operações cotidianas de uma empresa, como faturamento, balanço contábil, compras, fluxo de caixa, apuração de impostos, administração de pessoas, inventário de estoque, contas a pagar e a receber, ponto de funcionários, controle do maquinário da fábrica, entre outros.

Divide setores em camadas

O software ERP, em geral, divide-se em funcionalidades, processos, cadastros, formulários por campos e demais dados, que são armazenados de forma lógica no Banco de Dados e, muitas vezes, acessível por aplicativos mobile. Dessa forma, torna-se intuitivo e organizado para os colaboradores registrarem informações de seus setores e promover demandas pelo sistema.

Construído por módulos

Por departamento: contábil, financeiro, compras, faturamento, estoque, entre outros, para manter os processos de cada departamento na mesma tela, facilitando aos usuários o controle sobre eles, com acesso restrito ao seu setor de atuação. Por Segmento: avalia os segmentos das empresas e suas particularidades, para atender algum processo específico do segmento.

Registra, armazena e analisa dados

O ERP tem a principal função de organizar os processos de uma empresa, com o registro de informações referentes a clientes, fornecedores, funcionários, produtos, vendas, compras, pagamento, impostos entre outras. A partir disso, o sistema armazena e analisa o cruzamento dessas informações entre setores. Os registros se “conversam” na integração de processos conforme as regras e definições previstas pela empresa. Os dados registrados, por exemplo, fornecem uma base de conhecimento sobre o produto mais vendido, o melhor cliente da empresa, a época do ano que as vendas aumentam para determinado produto, a margem de lucro dos produtos. Com o registro correto de tais dados é possível definir estratégias de mercado para aumentar a competitividade do negócio no mercado.

Para auxiliar nesse processo de organização, o sistema Sfhera ERP é uma tecnologia inteligente para ganhar tempo e qualidade de vida na gestão empresarial, pois integra e otimiza processos e demandas de empresas do varejo. Acesse nossos canais como  site, Youtube e Facebook  e confira os planos Sfhera ERP de gestão e inovação empresarial no varejo.

Luana Borges, Analista de Marketing da Sfhera Software.