O termo varejo já é bem conhecido no mundo dos negócios. De maneira geral, ele representa um segmento de mercado em que as vendas ocorrem para o consumidor final do produto. Assim, diferente das lojas de atacado ou de modelos como distribuidoras, as lojas de varejo tem o desafio de entender as demandas e necessidades do consumidor.

No entanto, quando pensamos em varejo, frequentemente imaginamos aquelas grandes lojas de vestuário, ou de utilidades de casa. No entanto, suas definições são muito diversas, e elas podem existir tanto em pequenas lojas de bairro quanto em lojas que são apenas online. Ficou confuso?

Entendendo onde está o meio do seu negócio varejista: físico ou digital

Seja um negócio alimentício, de roupas, ou de utilidades domésticas, existem algumas diferenças do varejo para lojas físicas e do varejo digital ou online. Essa característica diz respeito ao “meio” em que a sua empresa atua. Nesse sentido, se ela for uma loja virtual por exemplo, ela será do segmento varejista no meio online.

Algumas lojas, no entanto, apresentam a características de serem phygital. Você sabe o que isso significa? Que ela possui tanto o negócio físico quanto uma loja online ou digital. Um exemplo são lojas como Casa Bahia, Lojas Americanas, Boticário, etc.

1. Foco completo no consumidor

Uma das principais características do varejo online é ter o foco estratégico 100% no consumidor. Afinal, todo o site é pensado para atender as demandas do cliente, sejam elas: (1) comodidade, (2) rapidez, (3) variedade de produtos, (4) condições seguras de pagamento, (5) autonomia para que ele realize a compra inteira sozinho. 

Por isso, se você está pensando em investir em um negócio de varejo online, é necessário que você invista em criar um site ou uma página nas redes sociais em que você ofereça todas as informações e deixe bem claro o caminho para o seu cliente fazer a compra. Toda a comunicação deve ser pensada em levar ele até a ação, e isso precisa ser feito utilizando as ferramentas de cliques, destaques, carrinhos e contatos.  

Necessidade de um investimento em comunicação integrada

Por estar no meio digital, o varejo online precisa estar ainda mais integrado, de modo que todos os canais de venda estejam ligados a um mesmo sistema. Isso significa que o seu controle de estoque, controle de fornecedores e datas de pagamento precisa seguir um padrão de modo a tornar tudo organizado e produtivo. 

É uma possibilidade de compra cada vez mais procurada

Se você ainda possui a sua loja física e está começando a investir no digital, deve se fazer frequentemente a pergunta: será que vale mesmo a pena todo este investimento em uma loja online? E se eu gastar o dinheiro desse investimento em anúncios, site em reformas em minha loja para deixá-la mais bonita e atrativa?

Bom, a resposta não é necessariamente unilateral, pois para cada região e tipo de negócio o nível de importância da loja física pode variar. No entanto, é fato que os produtos online são uma solução cada vez mais procurada por todos os consumidores. No Brasil, já são muitos os clientes que preferem realizar as compras na comodidade do seu lar. 

Também é verdade que muitas pessoas compraram online pela primeira vez durante a pandemia, e atualmente já são 88% fazendo compras online. Além disso, 52% observaram melhorias no acompanhamento do pedido, dentre elas: tempo de chegada e rastreio da entrega.

Por esse motivo, estar completamente fora do ambiente online não é uma boa ideia. Afinal, pelo ciclo de compra da maior parte dos produtos na atualidade, sabemos que antes de escolher a loja e a marca de que vão comprar, os clientes fazem buscas na internet, assistem conteúdos que avaliam esses produtos dentre outras ações que vão permitir que eles tirem todas as suas dúvidas.

Nesse sentido, ainda que você não tenha a sua principal fonte de receita vinda do canal digital, tenha a certeza que se ele for usado da maneira correta ele oferecerá para a sua marca um importante suporte para potencializar as vendas.

Permite investimentos mais certeiros em publicidade

Aqui, talvez esteja uma das principais vantagens no investimento em varejo digital. Afinal, se um dos maiores desafios do segmento é entender de forma assertiva as necessidades do cliente, por meio dos anúncios pagos no contexto digital, é possível entender comportamentos, interesses de compra, dados de localização e diversas outras informações relevantes para a sua estratégia de negócio. Por isso, podemos dizer que o varejo online possibilita investimentos mais certeiros em publicidade.

Oferece mais comodidade para o seu cliente

A rotina diária de milões de famílias brasileiras está cada vez mais dividida, são muitas atividades e pouco tempo para dar conta de tudo. Assim, uma das características desse tipo de negócio é também oferecer mais comodidade para os clientes, que podem realizar as compras no conforto de casa.

No entanto, é claro que isso exigirá do logista um cuidado maior com as entregas destes produtos. No entanto, oferecer produtos com mais velocidade sem que o cliente precise alterar sua rotina sem dúvidas é um ganho relevante deste tipo de negócio.

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