Empresas que possuem uma maturidade de gestão sabem que controle financeiro é a chave para o sucesso. Neste caso, não falamos apenas do sucesso em termos de lucro, mas também para uma gestão eficiente, que consiga dar conta das operações do dia a dia e também do gerenciamento das equipes e dos recursos humanos. 

Isso acontece porque, quando as contas estão equilibradas, os recursos para se investir em melhorias nos processos e nas condições de trabalho produzem um ambiente melhor para todos. 


Mas, e para quem ainda está construindo a sua gestão? Aqui neste texto falaremos sobre a importância do controle financeiro para empreendimentos que ainda estão começando, e que, portanto, enfrentam uma série de desafios para se manterem de pé.

Principal desafio dos empreendedores: planejamento x investimento

Para quem começa um novo negócio, o principal desafio está em lidar com as exigências do mercado (seja em relação aos produtos ou a legislação) e ainda assim ter um um rendimento lucrativo. No entanto, no Brasil, muitas pessoas que têm a vontade de empreender ainda se deparam com a falta de estrutura e de educação financeira para começar seu negócio. 

Dados divulgados pelo Sebrae apontam que em 2021, um total de 3,36 milhões de novas empresas foram abertas, chegando ao recorde de 19,9 milhões de negócios em funcionamento no país. Muito desse crescimento foi impulsionado pelo empreendedorismo digital, que tem baixo custo de investimento. No entanto, a continuidade dessas aberturas dependem de muitos fatores, e encontram os principais obstáculos em:

  • uma ausência de cultura/educação empreendedora que passa desde a inteligência de produtos até o básico sobre controle financeiro e marketing;
  • alta taxa de impostos: para muitos, os impostos que são pagos pelos empreendedores aqui no Brasil acaba dificultando a abertura e o crescimento de diversas empresas. 
  • velocidade das estratégias de marketing: as inovações tecnológicas da área frequentemente pegam novos empreendedores perdidos em qual estratégia adotar, principalmente se eles não contam com pessoas especializadas na área para orientar os objetivos. Assim, acabam iniciando uma estratégia de anúncios ou em redes que muitas vezes não encontra continuidade. 
  • aprovação de crédito: com uma série de requisitos para aprovação de pequenas e médias empresas, a aprovação de crédito acaba sendo dificultada para novos empreendedores.
  • Inovação e criatividade: entender o mercado, suas demandas e como a empresa pode realmente oferecer um produto/serviço que atenda essas necessidades, mas se destacando, exige um esforço em inovação constante. 
  • Colaboradores e outros profissionais: o início de um empreendimento, geralmente, concentra grande parte das tarefas de gestão, produção e atendimento no próprio empreendedor. Ocorre que, em muitos casos, ainda não há recursos para contratar outros profissionais, ou, a empresa ainda não possui uma estrutura que ofereça plano de carreira, ou algum incentivo que atraia novos colaboradores. 

O controle financeiro em 3 áreas

Depois de compreender mais os desafios que afetam os novos empreendedores, é hora de entender o papel do controle financeiro na superação desses desafios. 

Mas, antes disso, é importante entendermos do que estamos falando quando falamos de controle financeiro. Em geral, ele diz respeito a qualquer elemento das finanças da empresa.

  1. Controle do caixa: feito diariamente, tem relação com as vendas executadas no cotidiano da empresa.
  2. Controle de investimentos: tudo que tem relação com equipamentos, ferramentas, e recursos que tem relação com a produtividade da empresa.
  3. Controle de gastos e crises: seja na relação com fornecedores, mudanças de planos na logística ou em outras áreas, o controle de gastos e crises também faz parte da gestão financeira da empresa. 

O papel do controle financeiro para novos empreendedores

Para aqueles que estão começando um empreendimento, mas não sabem se devem investir em controle financeiro, destacamos alguns motivos que vão lhe fazer compreender melhor a sua real necessidade. Mesmo que você precise delegar esse controle a um(a) profissional e isso signifique arcar com determinados custos, os benefícios fazem valer a pena. Quer ver?

  • Permite manter a viabilidade do negócio: todos nós sabemos que um empreendimento que não consegue pagar os custos da sua operação e ter uma margem de lucro, não é viável de ser mantido. Dessa forma, é a partir de um controle financeiro que você pode garantir a viabilidade do seu negócio. Como fazer isso? Realizando um mapeamento de seus custos e também das vendas, verificando dessa forma os limites do seu negócio em relação às entradas e saídas.
  • Ponto de segurança no ano inicial do empreendimento: o ano inicial de um empreendimento costuma somar uma série de desafios, pois acaba reunindo as despesas de investimento em marca, na estrutura física, em funcionários, e no primeiro esforço para fazer o empreendimento funcionar. Assim, investindo em controle financeiro desde o momento inicial, você consegue entender melhor o seu fluxo de vendas e qual é a hora de tomar medidas corretivas no seu planejamento.
  • Garante previsibilidade para um crescimento saudável: apesar do cenário desafiador, também é possível que o empreendimento tenha um grande sucesso assim que for lançado ao mercado. Neste caso, a importância de um controle financeiro é vital, tanto para atender a demanda daquele momento quanto para se planejar e garantir uma previsibilidade que permita à empresa crescer, fazer novas aquisições e continuar se desenvolvendo.
  • Estabelece processos sólidos desde o início da empresa: por último, um dos maiores ganhos do controle financeiro para novos empreendedores é permitir que a empresa já nasça com as bases financeiras estabelecidas. Assim, tanto em termos da geração de dados históricos que permitirão metas mais alinhadas com a realidade, a empresa já internaliza a cultura de zelar pela parte financeira. 

Se você precisa começar a investir em controle financeiro para seu empreendimento, mas não sabe por onde começar, entre em contato com a equipe da Sfhera, e encontre a solução ideal para seu negócio por um preço compatível à sua possibilidade de investimento.