O controle financeiro vai muito além do fechamento do caixa no final do mês. E a primeira coisa que precisa ser desmistificada nesse assunto, é que o tal controle financeiro é algo impossível de conquistar. 

E ainda, que uma vez conquistado, ele jamais será perdido. Aqui neste texto, vamos abordar algumas questões que sempre ficam de fora quando o assunto é controle financeiro. Vamos lá? Acompanhe:

1. Controle financeiro não significa cortar todo e qualquer gasto

A expressão controle financeiro, ou realizar ações que visem organizar a parte financeira da sua empresa, automaticamente acionam gatilhos como cortes de gastos, demissão de colaboradores ou zerar investimentos? Então, provavelmente, sua empresa está sendo impactada negativamente por uma parte um tanto estereotipada deste conceito.

A verdade é que o controle financeiro não é sinônimo de corte de gastos. O que ele faz, na verdade, é lançar um olhar mais aprofundado sobre quais são as necessidades e os níveis de importância de cada um deles. 

Nesse sentido, o controle financeiro pode e deve realizar cortes que não estejam representando uma contribuição para os resultados da empresa, mas ele não serve exclusivamente para essa finalidade. Inclusive, em muitos casos, o controle financeiro está mais alinhado à compreensão de investimentos ou ajustes de orçamento que podem ser feitos visando uma conquista geral para a empresa como um todo.

2. O controle da sua área financeira não é pontual ou eterno

Outro mito relacionado ao controle da área financeira está ligado à ideia de que uma vez que os processos forem revisitados ou analisados, o trabalho está terminado. Infelizmente, essa é outra questão que não te contaram a respeito do verdadeiro controle financeiro da sua empresa: é que ele precisa ser constante.  Afinal, além das mudanças do mercado que pedem soluções criativas em termos de estoque, produtos, atendimento ao cliente, existe também a dimensão do posicionamento da empresa, seus objetivos, que vão se transformando e evoluindo ao longo do tempo.

Portanto, se você enquanto gestor ou colaborador interessado em adotar práticas com o objetivo de melhorar o controle financeiro de sua empresa, saiba como fazer isso de modo que este trabalho tenha continuidade. Assim, ainda que a empresa passe por desafios, crie novas linhas de serviço, etc, os processos de controle estarão bem estabelecidos e funcionando de uma forma coerente.

3. Todos da empresa precisam participar do controle financeiro

Em grande parte das empresas brasileiras, o controle financeiro fica à cargo do departamento administrativo financeiro, ou ainda, um departamento específico ligado à diretoria da empresa. No entanto, a grande questão aqui é avaliar que toda a empresa e seus colaboradores devem compreender como funciona e qual é a importância do controle financeiro.

Afinal, se estamos falando de uma empresa de vários setores, todos eles precisam estar alinhados sobre a documentação, os procedimentos de orçamentos ou outras operações que são realizadas na empresa. Entenda a partir de um exemplo prático.

Uma empresa funciona assim: quando os departamentos possuem uma demanda, precisam pedir três orçamentos e apresentar ao departamento financeiro. Qual o problema? A cada mês novas necessidades vão surgindo e os três orçamentos não apresentam uma previsibilidade real para o departamento. 

Nesse caso, uma ação de controle financeiro seria estimular que os planejamentos dos departamentos funcionem por ciclos. Assim, o gestor precisa fazer um esforço de mapear a longo prazo alguns investimentos que serão realizados, diminuindo a correria na hora de fazer ou fechar orçamentos.

4. Automatização e investimentos em software de controle são fundamentais

Em linhas gerais, esse sistema vai tornar automático todas as cobranças que eram realizadas manualmente. Isso significa que, se antes você precisava ligar para o cliente, e ele precisava fazer um depósito ou ir até o estabelecimento realizar o pagamento, agora não precisa mais. 

Com o sistema automatizado de cobranças, avisos com a data de cobrança podem ser enviados ao cliente sem que você precise entrar em contato – isso garante mais impessoalidade na hora da cobrança, reduzindo atritos com o cliente. Além disso, com o sistema automatizado, o faturamento também ocorre de forma automática, enviando os recursos para o destino correto que você estabelecer.

Da mesma forma, as contas que a sua empresa precisa pagar também podem ser automatizadas. Por meio do sistema automatizado de cobranças, você já pode realizar o cadastro das datas e de todas as operações de pagamento que você precisa realizar, sem precisar se preocupar com multas e atrasos. 

5. Para um controle financeiro duradouro, é preciso entender o contexto dos custos

Para crescer, a gestão de uma empresa precisa estar preparada para lidar com mais operações, funcionários e clientes. Mas nesse texto, vamos trazer os olhares para a questão da modernização. É possível que dentro dos objetivos financeiros da empresa, haja uma meta agressiva para a venda dos produtos. Mas até que ponto sua empresa investe na modernização dos processos, se aproximando cada vez mais do comportamento do cliente atual? Da mesma forma, para um controle financeiro duradouro, podem ser necessários investimentos em gestão e outras ferramentas que te permitam mais continuidade dessa organização. Sem dúvida, é isso que faz a diferença entre um bom projeto e outro que é completamente ineficiente.

Agora que você já descobriu informações que não te contaram sobre o controle financeiro da sua empresa, é hora de conhecer alguns benefícios que um software de gestão financeira pode fazer pelo seu negócio. 

  • Conheça um jeito descomplicado e completo para lidar com a gestão financeira, adaptável ao tipo de investimento que cada negócio precisa e pode realizar.

Somos um software com API de integração para diversos sistemas do mercado. Além disso, nosso suporte possui avaliação média de 95%! Isso porque além da proximidade e atenção dispensada nas operações e atendimento de nossos clientes, também cuidamos para que ele desenvolva automia para executar suas operações. Por isso, oferecemos conteúdo gratuito por meio de tutoriais, do Sfhera Academy e aqui do nosso blog, com o objetivo de ajudar nossos clientes a conquistarem sempre os melhores resultados