A Nota Fiscal Eletrônica 4.0 vai passar a funcionar oficialmente em 02/08/2018 e as empresas que não estiverem com seus sistemas Windows atualizado vão parar de emitir NF-e.

Essa mudança foi planejada pela SEFAZ visando dar mais segurança ao processo de emissão de Documentos Fiscais Eletrônicos.

O órgão vem implantando o leiaute da NF-e 4.0, há alguns meses e a partir de 02 de agosto de 2018 ele será oficializado.

Com isso o atual leiaute 3.10 deixará de funcionar e apenas alguns sistemas Windows mais atuais e que estiverem devidamente atualizados vão ser capazes de continuar a emissão de Notas Fiscais.

Sistemas Windows antigos como Server 2003, Vista e XP não funcionarão mais (Vide quadro abaixo).

Windows 7 e 10 e família Windows Server 2008 em diante continuarão funcionando, desde que devidamente atualizados.

O que vai acontecer se o Windows do computador que emite NF-e não estiver compatível com o novo leiaute 4.0 da SEFAZ?

A partir do dia 02/08/2018 o sistema simplesmente não funcionará mais para emitir Notas Fiscais, e consequentemente todo o faturamento financeiro da empresa vai parar.

Por que isso acontece?

A SEFAZ quer dar segurança ao processo de emissão da NF-e e por isso ela fez modificações no leiaute, que somente os sistemas Windows mais novos são capazes de suportar, por isso a necessidade de atualização de quem tem sistemas Windows antigo.

O que fazer então para que o faturamento da empresa não pare depois de 02/08?

Analise o quadro abaixo, caso o computador que emite NF-e na sua empresa esteja:

No grupo vermelho: Você deverá providenciar a troca imediatamente pelos sistemas Windows 7 SP1 ou Windows 10 (Computadores comuns) ou Server 2012 em diante (Se for servidor).

No grupo azul: Basta que você o mantenha sempre atualizado.

Com quem eu devo falar para providenciar as atualizações?

Converse com o seu departamento interno de Tecnologia ou a empresa terceirizada que presta serviços de suporte e peça para que eles providenciem as atualizações.

Para maior segurança das suas informações e para evitar processos legais, sempre use sistemas operacionais originais.

Certifique-se de eles estão atualizados para o leiaute da NF-e 4.0, pois do contrário não vai resolver você estar com o Windows atualizado se o sistema de notas estiver fora do padrão 4.0.

Em caso de dúvidas contate o Suporte Técnico!