A necessidade de estar presente na internet para potencializar as vendas já não é segredo para nenhum empreendedor, independente do tamanho do negócio. No entanto, o desafio do momento é construir uma presença digital, que realmente posicione a marca de uma forma estratégica em seu mercado. 

Mas o que é essa presença digital? 

Na verdade, presença digital não é um conceito fechado. Pelo contrário, precisa estar sendo constantemente alimentada e revisitada para que faça sentido. Por isso, sua aplicação quer dizer mais do que sucesso ou vendas na internet, mas conquistar uma relação com seu público, comunicar sua marca de forma clara e dinâmica e o mais importante: estar e ser relevante para as pessoas que se relacionam com ela.

Para chegar a uma presença digital forte é necessário fazer um diagnóstico em como anda a comunicação do seu negócio. Aqui, é importante olhar tanto para os elementos visuais e o conteúdo propriamente dito, quanto o modo como você atende seu cliente, os seus parceiros e fornecedores. Existe uma essência que permanece a mesma para todos? Onde estão os pontos falhos? Assim, se seu objetivo é desenvolver uma forte presença digital, você vai precisar:

  • Desenvolver o tom de voz da sua marca
  • Investir em uma identidade visual forte
  • Oferecer serviços, produtos e conteúdos relevantes
  • Atualizar e modernizar seus processos 
  • Estudar sempre o seu público e o mercado

Cada uma dessas etapas trará mais autoridade, força e coesão para o seu posicionamento. No entanto, é importante se lembrar que para alavancar os resultados no ambiente digital também é necessário conhecer minimamente o funcionamento das redes, as dinâmicas dos anúncios, entre outros elementos. 

A partir de um aprofundamento nesses conceitos, você terá condições de avaliar se um investimento em alguma rede específica poderá trazer resultados expressivos para o seu negócio. No entanto, o conceito de fortalecimento da sua presença digital precisa começar em conceitos-chave.

Desenvolva o tom de voz da sua marca

Já recebeu alguma mensagem ou conteúdo de uma empresa que parecia ser uma amiga ou um amigo? Ou já leu um conteúdo que te ensinou tudo o que você precisava saber? Não tenha dúvidas que as empresas que enviaram essas mensagens se preocuparam com a utilização de um “tom” amigável, que conseguisse além de se comunicar com clareza, cria relações de aproximação com seu público. Assim, o tom de Voz da marca entra em cena para humanizar a marca e possibilitar algum tipo de reconhecimento ou interação.

Um exemplo de tom de voz que se relaciona muito bem com o público da marca é o da Netflix. A plataforma de streaming sempre interage em suas publicações com humor. É importante perceber que não há um elemento exagerado ou forçando uma identidade, mas envolve o público como se fosse um amigo sarcástico e divertido.

Invista em uma identidade visual forte

Com pouco tempo e espaço disponível na rede, é importante se atentar para o que a sua identidade visual está comunicando. Quais símbolos, cores e tipografias você utiliza para ser o cartão de visitas do seu serviço? Esses detalhes são ainda mais importantes quando você quer fortalecer sua autoridade nas redes sociais. 

Se a cada dia suas postagens são feitas por uma determinada estética, como o seu público vai se orientar e reconhecer quando a postagem for sua?

A mudança do logotipo da globo é um ótimo exemplo de como estar atento à comunicação visual é importante para acompanhar as demandas do público e do mercado. Desde 1965 a empresa mudou diversas vezes o seu posicionamento de mercado, e a sua comunicação visual acompanhou essas mudanças. 

Percebe a diferença?

Oferecer serviços, produtos e conteúdos relevantes

Uma dica importante na hora de fortalecer a sua presença digital é não forçar conteúdos ou produtos que não sejam realmente relevantes para o seu público. Por isso, estudar seus clientes é tão importante para identificar quais são seus principais comportamentos e dores do seu dia a dia. Se você tem um público que adora esportes radicais, não faz sentido enviar conteúdos sobre xadrez, certo? 

Do mesmo modo, é preciso tomar cuidado para comunicar os benefícios e vantagens do seu produto e serviço de modo que se relacionem com as necessidades dos seus clientes. Estabelecer conexões e referências ainda é a melhor forma de fazê-los se interessarem pela sua marca.

Atualize e modernize seus processos 

A verdade é que tudo o que você faz dentro da sua empresa impacta na imagem que o seu público desenvolve sobre ela. Portanto, as ferramentas e o modo como você desenvolve a gestão também podem agregar em uma comunicação integrada que fortalece a presença digital. Portanto, se sua empresa comunica eficiência, velocidade, modernidade, não dá pra ficar perdendo informação por conta de processos desintegrados e cheios de falhas, certo? Como aqui na Sfhera somos especialistas em modernização e desburocratização de finanças, sugerimos que você confira alternativas que podem modernizar o financeiro da sua empresa.

Estude sempre o seu público

A última dica, na verdade, acompanha todos os passos para construir uma presença digital forte. Sem realizar um diagnóstico que te permita conhecer e identificar os seus clientes, você estará fortalecendo a sua marca para você mesmo. 

Além disso, é preciso ter em mente que seu público é composto por pessoas, e pessoas estão sempre em movimento, aprendendo e descobrindo coisas novas. Portanto, nada impede que um conteúdo ou produto que você não oferecia no passado passe a ser oferecido agora. A melhor forma de descobrir se ele faz sentido é realizando pesquisas, promovendo interação nas redes sociais e se aproximando cada vez mais dos compradores dos seus produtos e serviços.

Agora que você já descobriu como construir uma presença digital forte e deseja começar pela modernização da sua gestão financeira, entre em contato conosco para descobrir o caminho ideal para seu negócio. Na Sfhera oferecemos planos que otimizam a gestão e modernizam as operações financeiras de forma definitiva.

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