Software de gestão para pequenas empresas: porque é tão importante?

O sonho de ser dono do seu próprio negócio, ou trabalhar com uma ideia com a qual acredita de verdade traz inúmeros desafios. Esse contexto desafiador faz parte do cotidiano da maior parte das pequenas empresas no Brasil, que precisam romper com as dificuldades do dia a dia para continuar a proteger seu sonho. No entanto, para empreendedores e funcionários, na prática, o que parece é que estão nadando contra a maré.

Parte dessas dificuldades tem relação com alguns mitos ou falhas de informação que são encarados como verdade quando se abre uma empresa. Uma das principais é não dedicar tempo e atenção aos processos e procedimentos internos, como documentos da parte financeira e legal, o que pode acabar virando uma bola de neve no futuro. Por isso, conhecer e incorporar um software de gestão para pequenas empresas é uma alternativa que pode auxiliar a encontrar rotas mais tranquilas e produtivas para navegar.

Mas, se imaginarmos o mercado como um oceano de oportunidades, veremos que encontrar essa rota cheia de peixes para navegar exige fugir das soluções de prateleira e encontrar o que realmente faz sentido para o seu negócio. Por isso, neste texto, você embarca conosco para conhecer algumas dicas que podem fazer a diferença para pequenas e micro empresas a ajustarem o fluxo e fazer seu negócio navegar em direção ao sucesso.

1. Para navegar grandes distâncias é preciso gostar do mar

De acordo com a pesquisa realizada pelo Sebrae em 2019, o número de pequenos e médios negócios continua a crescer no Brasil: dos mais de 20 milhões de empreendimentos, 70% fazem parte desse grupo e enfrentam os desafios de empreender. 

Para alguém que não gosta do mar, encarar uma viagem em um navio ou barco parece uma tormenta sem fim. O mesmo acontece quando não temos nenhum prazer ou interesse nas atividades que desempenhamos em nossos negócios. 

Por vezes, é mais interessante reajustar a equipe para que cada um desempenhe funções com mais qualidade do que enxugar recursos a todo custo. Por isso, é importante que você se interesse pelo contexto ou área em que sua empresa atua, tendo vontade de aprender cada dia mais buscando sempre melhorias para você enquanto profissional e também para a sua empresa. 

É importante ainda lembrar que mesmo que você esteja trabalhando ou atuando em uma área com a qual não se identifique completamente, é possível (e preciso) que você encontre formas de aprender coisas novas e se interessar por elementos que façam da sua rotina e do seu trabalho o melhor que ele poderia ser.

2. Não tente cruzar o oceano sozinho

Seja no controle de um barco ou no da sua empresa, não tente assumir todas as responsabilidades ou áreas de produção sozinho. No caso das micro e pequenas empresas, uma prática muito comum é que o empreendedor torne-se o “faz-tudo”, para atender a realidade de poucos recursos e necessidade de otimização das tarefas. No entanto, essa é uma prática que eventualmente ficará insustentável, especialmente se seu plano envolve o crescimento da empresa. 

Uma dica valiosa nesse contexto é contratar os profissionais certos para auxiliar no dia a dia da empresa, seja da área de administração, da produção ou comunicação, trazer para o seu time pessoas que irão dividir responsabilidades e auxiliar a pensar em soluções para os desafios. Você pode estudar as áreas da sua empresa e identificar quais são as competências que este profissional precisa ter para o crescimento que você busca. 

3. Se o vento está a seu favor, não desperdice a oportunidade

Quando as coisas vão bem é preciso ter inteligência para não desperdiçar oportunidades. Isto é, se sua empresa vive uma boa fase, pense primeiro em investir para que ela faça esse momento durar o máximo possível. Isso pode significar trocar equipamentos que você já observou estarem obsoletos, aumentar a equipe de uma área que poderia estar sendo melhor desenvolvida, ou ainda, guardar esse dinheiro na conta da empresa para futuros investimentos ou necessidades.

4. Confie na sua bússola e não fique mudando a direção 

É de conhecimento comum que a bússola é um equipamento que permite a localização e orientação espacial, em outras palavras, ela permite que você identifique onde está e para onde quer ir. No contexto empresarial, a bússola pode ser entendida como o seu planejamento estratégico, entendendo quais são as fraquezas e oportunidades da sua empresa e também os objetivos que ela está a caminho de alcançar.

A execução de um planejamento estratégico é mais que importante, e sim fundamental para o desenvolvimento do seu negócio. Nesse momento é importante que faça uma avaliação 360º da sua empresa e compreenda quais são necessidades que precisam ser atendidas de forma imediata.

5. A rota está contra o vento? Pequenos ajustes fazem a diferença

Você sabia que um barco à vela não consegue navegar exatamente contra o vento? No entanto, se ele fizer um ângulo de 40º ao vento e estiver navegando em linhas alternadas em ambos os lados, podem ir aonde quiserem. Essa analogia nos mostra que pequenos ajustes podem fazer toda a diferença quando você tem enfrentado dificuldades para manter o seu negócio de pé. 

Portanto, ter em mente o que é urgente e fundamental para a saúde da sua empresa é muito importante. Aqui na Sfhera sabemos que a gestão financeira é uma das principais preocupações das pequenas empresas e, por isso, temos soluções pensadas para suas necessidades e, principalmente, que cabem no seu bolso.

Nossa solução Sfhera Software oferece um sistema integrado em que você consegue automatizar processos que antes ocupavam grande parte da sua rotina (como emissão de documentos, pagamentos a cobrar e receber), além de oferecer funcionalidades voltadas para um melhor atendimento ao seu cliente. Tudo isso oferecido em três planos distintos, Fit, Light e Master, que se encaixam com a realidade da sua empresa, com preços que funcionam pra você. Conheça os planos do Sfhera Software e como eles podem ajudar a alavancar os resultados do seu negócio.

O que importa aqui é remover aquela ideia de que os obstáculos são invencíveis, e colocar em perspectiva que pequenos movimentos podem gerar grandes resultados. Pronto para uma nova era de conquistas? Conte conosco nessa viagem!