Pesquisa do Ibope revela que 90% da internet brasielira utiliza o WhatsApp. SMS, ligações e o Twitter são a saída para os 10% se comunicarem na era digital.

É oficial, o WhatsApp é o aplicativo mais utilizado pelos internautas do Brasil. Pode não aprecer nenhuma surpresa o que a pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística (Ibope) traz dizendo que 91% das pessoas na internet – cerca de 92 milhões de pessoas – estão sujeitas ao “gemidão do zap” ou dos GIFs de “bom dia” no grupo da família. Mas, do outro lado 10 milhões de pessoas ainda preferem SMS e ligações para mandar aquele “oi, sumido” ou diminuir a distância entre as pessoas queridas.

Pensando nessas pessoas que estão fora da curva da comunicação digital, o G1 conversou com pessoas que se negam a utilizar o “zap zap” e as explicações foram várias: desde desilusões afetivas até mesmo à preocupação com privacidade e a memória do celular.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2016, 102 milhões de pessoas no Brasil eram usuárias de internet, o que representa 58% da população.

Mas mesmo estando na Internet um empresário do interior do Maranhão diz se negar a utilizar o aplicativo porque se as pessoas precisam do número de telefone dele para se comunicar pelo WhatsApp, ele não vê “obrigação de ter WhatsApp. Todas as operadoras oferecem SMS gratuito hoje em dia”.

Grupos da pelada, da família, do trabalho, dos amigos que saem pra beber na quarta ou mesmo de reuniões da igreja também foram um dos motivos apresentados pelo empresário. Para ele o número de telefone não é público e ele se irritava pelo fato de ir dormir em um grupo no aplicativo e acordar em outros 15.

Fonte: Administradores.com