Empreendedorismo: confira conteúdos-chave sobre o tema

Pela definição clássica do dicionário, empreender está relacionado com a projeção ou idealização de novos negócios, envolvendo ainda a transformação de ideias, envolvendo ações inovadoras em companhias ou empresas. Para essa atividade, habilidades como gerenciamento, liderança e comunicação são essenciais. Mas como podemos melhorar nossa prática empreendedora no cotidiano? Por onde começar e o que não pode passar batido?

Buscando a inovação e melhoria contínua para nossos clientes, trazemos neste texto um compilado de aprendizado que pode fazer a diferença para o seu momento de se sentir mais confiante para fazer o seu negócio decolar.

1. Fixando o básico: o que é o empreendedorismo?

Referência em empreendedorismo no Brasil, o Sebrae é uma instituição que oferece cursos gratuitos para quem começa a ingressar nesse mundo dos negócios. E sabe o que é melhor? São cursos totalmente gratuitos que podem oferecer uma visão geral das principais áreas que envolvem o gerenciamento de uma empresa: mercado, finanças, marketing e o empreendedorismo em si. Por isso, indicamos:

  • Curso Sebrae – Aprender a Empreender
    Descrição do curso:
    conheça as principais características que um empreendedor deve ter e aprenda os conceitos básicos sobre empreendedorismo, marketing e finanças. Se você está querendo abrir um negócio ou se acabou de abrir este curso é para você! Clique aqui para começar o curso.

Agora, se você busca por um conteúdo mais leve, para fixar alguns conhecimentos práticos sobre a área, indicamos produções do nosso blog que podem trazer insights ágeis para a sua estratégia. Um de nossos textos mais buscados nos últimos meses, discute alguns desafios impostos para empreendedores por conta da pandemia de Covid-19, que mudou a forma como as empresas se relacionam com os clientes e como esse público consome os produtos e interage com as marcas.

No texto, você vai conferir:

1. O cenário atual: quais são os principais desafios de empreender no Brasil?
2. A importância de uma estratégia constante de marketing e vendas
3. Gestão financeira: chave para equilibrar a turbulência

Se o seu desafio de empreender é voltado para o segmento varejista, você também pode encontrar dicas e informações voltadas especificamente para esse setor. Como tendências, abordamos no texto os (1) Softwares de gestão, as possibilidades de (2) integração e o conceito de (3) Menos é mais na gestão. Se interessou? Clique no link abaixo e confira o texto da íntegra.

2. Aprendendo com a experiência (cases e palestras)


Uma forma interessante de absorver conhecimento sobre o assunto é conhecer cases e histórias de empreendedores que já tem experiência no mercado. 

Um dos jurados do programa “Negociando com Tubarões”, presidente, proprietário e fundador da empresa Polishop, João Appolinário, participou de uma palestra realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) que está disponível no youtube. Na ocasião, ele apresenta um  pouco da trajetória e decisões da Polishop em termos de negócios. Clique aqui para ver o vídeo.

  • João Apolinário – Palestra Empreendedorismo FIEP
  • Nathalia Arcuri (Me poupe) – 3 erros fatais do empreendedor

Neste vídeo focado nas questões financeiras, a especialista Nathalia Arcuri aborda erros fatais relacionados à separação de pessoa física/jurídica que costumam ser bem comuns para quem começa a jornada empreendedora. Para assistir o vídeo, é só clicar aqui.

Por falar em questões financeiras, um empreendedor que cresce com solidez (independente de sua experiência) precisa ter atenção com impostos e demais cargas tributárias relacionadas ao seu negócio. E você sabe quais são as diferenças entre eles?

  • “No Brasil existem diversos formatos jurídicos de empresas, que variam de acordo com o porte e característica do empreendimento. E dá-lhe mais siglas: MEI, EI, ME, EPP, EIRELI, LTDA e S.A. Tem mais! Além do formato jurídico, ainda existem os regimes tributários: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.

Entender essas siglas, os regimes tributários e os formatos jurídicos é fundamental para quem está pensando em abrir uma empresa ou para casos de empresas que querem buscar novos patamares. Dependendo do regime que sua empresa se enquadrar, você poderá se livrar de um ou de outro imposto e isso tem impacto direto em suas metas e lucros.”

Continue a leitura do texto e descubra os detalhes de cada imposto clicando aqui.

3. Empreender na era digital: conteúdos para colocar a mão na massa

Não há como ter um negócio completamente deslocado do ambiente digital, isso porque, ainda que sua empresa tenha a loja física como foco, é necessário trabalhar a construção da marca, seus valores, causas e linguagem – e isso pode (e deve) ser feito utilizando o espaço digital. 

Para se destacar nesse espaço, é preciso, antes de tudo, se atentar aos aspectos técnicos dos seus canais, a uma comunicação clara e a informações que sejam relevantes. Se você quer desenvolver sua marca nas redes ou no seu site, é necessário que conheça o conceito de presença digital. Em um de nossos conteúdos, abordamos o tema a partir da seguinte perspectiva:

“Para chegar a uma presença digital forte é necessário fazer um diagnóstico em como anda a comunicação do seu negócio. Aqui, é importante olhar tanto para os elementos visuais e o conteúdo propriamente dito, quanto o modo como você atende seu cliente, os seus parceiros e fornecedores. Existe uma essência que permanece a mesma para todos? Onde estão os pontos falhos? Assim, se seu objetivo é desenvolver uma forte presença digital, você vai precisar:

  • Desenvolver o tom de voz da sua marca
  • Investir em uma identidade visual forte
  • Oferecer serviços, produtos e conteúdos relevantes
  • Atualizar e modernizar seus processos 
  • Estudar sempre o seu público e o mercado

Descubra como desenvolver cada um desses pontos lendo o texto na íntegra, basta clicar aqui.