Gestão varejista: conheça os desafios e as tendências do segmento

Seja na venda de bens ou serviços, o segmento do varejo é conhecido por representar uma relação comercial direta com os consumidores finais. Desde as mais diversas lojas até as lanchonetes, farmácias, padarias e supermercados, são muitas soluções em negócios varejistas disponíveis no mercado. Esse tipo de modelo de negócio tem ainda uma relação muito direta com o marketing, já que utiliza planos e pesquisas junto ao consumidor, visando estreitar e melhorar a sua comunicação. 

Por isso, entender os desafios e as tendências da gestão varejista é importante para manter a inovação no segmento, que é sempre muito competitivo. Aqui neste texto preparamos uma lista com os principais desafios e tendências do setor para ajudar o seu negócio a decolar. Você vai conferir:

Desafios

  • Adaptações por conta da pandemia
  • Geração de caixa
  • Preços do mercado
  • Transformação digital

• Tendências

  • Softwares de gestão
  • Integração
  • Regra do menos é mais

Uma parte importante da gestão varejista está em aprender sobre o seu negócio e o mercado no qual ele está inserido. Por isso, as dicas que você confere aqui serão potencializadas se forem acompanhadas de um olhar integrado sobre os desafios do seu segmento. Conhecer o seu negócio, suas forças e fraquezas é uma vantagem que te prepara para melhores oportunidades.

1. Desafios

Alguns desafios da gestão varejista estão relacionados à oscilação do mercado que tem ligação direta com a geração de empregos e saúde financeira do país. Isso significa que, quando a economia vai bem, a população tende a aumentar o seu consumo, uma vez que as necessidades básicas já estão garantidas. No entanto, mesmo em tempos de crise, é possível encontrar alternativas que minimizem perdas e facilitem a criação de pontes e novas oportunidades, seja por meio de parcerias que oferecem descontos ou de adaptações que representam novas entradas no mercado. 


Em fevereiro de 2021 o Sebrae produziu uma reportagem sobre orientações para o segmento de varejo durante a crise provocada pelo coronavírus. Dentre os apontamentos, observamos o destaque do setor de RH na formalização de acordos e de alternativas para minimizar os impactos para os trabalhadores. A seguir, focaremos nas soluções relacionadas à gestão varejista de forma mais ampla.

• Adaptações por conta da pandemia

A palavra em destaque neste momento é adaptação. Todo o mundo tem precisado se adaptar às novas regras de isolamento social e recomendações de saúde para conter o vírus. Portanto, o grande desafio é preservar a vida, a saúde e o emocional de todos os trabalhadores da sua empresa, inclusive o seu.

É importante ressaltar que adaptar-se não significa romantizar as dificuldades enfrentadas neste momento da pandemia. No entanto, quando se trata de empreendimentos, a regra mais indicada é adaptar para reduzir ou contornar os impactos. Nesse sentido, se você possui um restaurante, por exemplo, uma alternativa é criar uma opção de cardápio promocional, que pode ter maior aderência nesse período e gerar uma entrada frequente, ainda que menor, para o seu negócio. 

• Geração de caixa

Sem dúvida a geração de caixa é um dos principais desafios para a gestão varejista. Como falamos anteriormente, a pandemia impôs um novo ritmo de consumo a grande parte das pessoas, e com isso a geração de caixa pode ter sofrido alguns impactos. 

A dica aqui é aceitar que o momento do seu empreendimento pode ser de manutenção e sobrevivência, e não de expansão e crescimento. Nesse sentido, criar um plano de negócios  com um cenário pessimista, moderado e otimista, pode te ajudar a se antecipar e conseguir contornar alguns resultados. Não adquirir novas dívidas também é especialmente importante para este período, em que suas entradas precisam focar naquilo que é mais importante. 

• Preços do mercado

Sem dúvida a situação econômica do país influencia no aquecimento das vendas. Por isso, o mercado é sempre um desafio a ser considerado para a gestão varejista. Desde a negociação da matéria prima aos melhores fornecedores, tudo precisa ser avaliado conforme o contexto. Por tanto, avalie as alternativas e dê preferência por fornecedores confiáveis, que vão manter o compromisso com você.

• Transformação digital

A internet inaugurou uma nova forma de se comunicar com o mundo que transformou o modo como nós vivemos. Atualmente, com a popularização da rede e dos dispositivos eletrônicos, estar online é um pré-requisito para aquecer as suas vendas. Assim, ao mesmo tempo que a transformação digital do seu negócio é um desafio a ser superado, é também uma oportunidade de crescimento e inovação.

2. Tendências

Agora que você já conferiu os principais desafios da gestão varejista, é hora de conhecer algumas tendências apontadas para o segmento. Pensar em tendências é se planejar parcialmente para um futuro próximo que, de acordo com sinais de mercado, representam alternativas de ação positivas.

• Softwares de gestão

Otimizar o tempo, registrar dados com segurança e gerenciar todos os processos de forma eficiente. Isso é o que você ganha ao utilizar softwares na gestão varejista. Com o Sfhera Software, por exemplo, você consegue um gerenciamento inteligente de todas as frentes do seu negócio, desde os clientes ao seu estoque e questões financeiras. Conheça mais sobre nossas soluções que cabem no seu bolso.

• Integração

Desde os processos e procedimentos às suas campanhas publicitárias, a integração é uma tendência estratégica para este momento. Isto significa atenção às mensagens que você comunica em seus canais, com o posicionamento da sua marca e suas estratégias internas. Integração significa pôr em prática processos que otimizem sua rotina (como dados fiscais, notas, boletos, base de clientes, etc) e facilitem a sua comunicação com os clientes.

• Regra do menos é mais

A regra do menos é mais prevê ações mais simples e objetivas para o gerenciamento do seu dia a dia produtivo e também no contato com o cliente. Ao invés de gastar muito investindo em conquistar novos clientes, por que não tratar a base que você já possui e já se relaciona para criar novas condições de compra? Lembre-se que uma ação bem executada não depende de processos mega complexos ou de investimentos elaborados. Planeje, analise, tome medidas de correção e sempre monitore.

Com as tendências do segmento varejista, esperamos que você consiga aquecer suas vendas e gerenciar de forma mais inteligente os seus recursos. 

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