O sucesso de uma empresa pode ser medido de várias formas, mas certamente o aumento do faturamento da empresa é um indicativo chave para esse sucesso. Com isso, independente do segmento da empresa, não é raro ver times comerciais com metas agressivas e ousadas de vendas. No entanto, para que esse sucesso não seja passageiro, é preciso organizar o crescimento com inteligência e ferramentas que possam te auxiliar a escalá-lo. Neste texto, você vai conferir como os objetivos financeiros da sua empresa precisam estar acompanhados de um investimento em gestão.

Crescimento acelerado x Crescimento constante

Há uma diferença importante quando pensamos nos tipos de crescimento que uma empresa precisa ter. Para aquelas que estão no segmento varejista, por exemplo, o crescimento acelerado pode ser impulsionado por promoções, campanhas específicas e eventos realizados para atrair o público. No entanto, o que essas ações possuem de importantes, também possuem uma necessidade de cautela. 

Ocorre que quando projetamos um crescimento acelerado, investindo recursos ou tendo uma visão estratégica de curto prazo, podemos acabar “camuflando” a realidade que nossa empresa vive, ou ainda, fazendo escolhas que visam um crescimento ótimo, mas que não pode se manter ao longo do tempo. É exatamente por isso, que é preciso equilibrar as ações buscando um crescimento constante, que mesmo contando com ações diversas, promoções e pontos que possam aumentar as vendas de forma pontual, exista uma estratégia mais sólida de crescimento por trás, realizando investimentos para o futuro, sem deixar de olhar para indicadores e metas que ajudem nesse acompanhamento.

Quer um exemplo? A Nubank é uma empresa referência quando falamos em satisfação de usuário. No entanto, a estratégia da marca até 2021 era não realizar nenhum tipo de ação/publicidade em TV abertas. Para muitas pessoas, estar fora desse universo impedia que a Nubank conquistasse um público para além da internet, se solidificando também como um banco digital para outras faixas etárias. No entanto, em algumas entrevistas do time de negócios, ficava evidente que essa era a estratégia da marca para não acabar atraindo milhões de clientes sem ter condições operacionais para atendê-los. Qual foi o plano? Pensar nesse investimento a longo prazo. Com isso, em 2021, a Nubank lançou sua primeira ação na TV aberta em 2021: e foi um sucesso!

Assista a campanha:

Gestão

Para crescer, a gestão de uma empresa precisa estar preparada para lidar com mais operações, funcionários e clientes. Mas nesse texto, vamos trazer os olhares para a questão da modernização. É possível que dentro dos objetivos financeiros da empresa, haja uma meta agressiva para a venda dos produtos. Mas até que ponto sua empresa investe na modernização dos processos, se aproximando cada vez mais do comportamento do cliente atual?

É possível que você já tenha ouvido falar, mas uma das tendências comerciais do nosso século é proporcionar experiências que sejam phygital. Isto é, possuam integrações entre o meio offline e o meio online. Um dos exemplos, é possibilitar que o cliente faça compras online, e ainda, que o seu sistema de gerenciamento da empresa (como o software de gestão financeira) esteja integrado a outras necessidades do seu time de gestão.

Aqui na Sfhera, oferecemos mais eficiência no seu gerenciamento por meio de um ERP Banking, chamado Sfhera Software. Com ele, é possível que você execute cobranças digitais, por Boleto, QrCode ou Cartão, direto no seu ERP, eliminando serviços de Bancos convencionais. Confira tudo sobre nossos planos e benefícios.

Canais de vendas

É claro que aumentar o faturamento de uma empresa está diretamente ligado ao aumento de vendas, no entanto, como você tem cuidado dos seus canais de venda? Vamos analisar alguns desses canais e como eles são fundamentais para sua estratégia financeira sair do papel.

Canais de venda online: redes sociais, e-commerce, sites, materiais digitais, mensagens de whatsapp: são muitos os canais de venda que você pode utilizar no meio digital. No entanto, é preciso levar em consideração dois aspectos fundamentais: (1) este canal é utilizado pelo seu público?, (2) você tem cuidado deste canal de venda como um canal importante para a aquisição de clientes? Nesse sentido, é importante compreender que não adianta ter todos os canais de venda online possíveis, mas não dedicar atenção a cada um deles. 

Um erro bastante comum de quem utiliza canais de venda de forma incompatível com as próprias metas é não realizar um estudo aprofundado de indicadores para entender melhor como trabalhar os leads que são gerados. Um bom começo é realizar monitoramento dos principais canais, verificando se há links quebrados ou outros impedimentos que possam estar gerando atritos na jornada de compra do usuário. Além disso, é sempre importante manter uma linha de atendimento cordial e capaz de gerar satisfação no consumidor.

Treinamentos

Todos esses pontos que trabalhamos aqui neste texto não são sinônimos de sucesso se não houver um treinamento da equipe por trás para aprender a acompanhar/buscar esses resultados. Afinal, por trás de uma estratégia financeira agressiva, é preciso que haja um entrosamento entre todos os membros da equipe, de modo que o conhecimento não seja perdido. Uma forma de fazer isso é investindo na gestão de conhecimento do seu time. Assim, é fundamental que você treine seus colaboradores para seguir a estratégia definida e também para lidar com os clientes e todo o processo de modernização que você deseja implementar na empresa.

Agora que você já conferiu como os objetivos financeiros da sua empresa precisam estar ligados ao seu investimento em gestão, não perca tempo para colocar em prática um sistema financeiro eficiente e alinhado com seus objetivos.

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