Em muitas empresas de micro e pequeno porte é comum que os gestores tenham muitas responsabilidades sob seus cuidados. Nessas circunstâncias, nem sempre é possível dar a atenção ideal ao controle financeiro e gestão de custos da empresa.

Porém, é imprescindível que o empreendedor tenha conhecimento de todos os valores que entram e saem da sua empresa. Quanto mais o empreendedor sabe sobre o seu negócio, mais poder ele tem sobre o andamento do seu empreendimento, não deixando seu sucesso nas mãos de fatores externos.

O que é gestão de custos?

Custos são todos os valores que uma empresa investe para realizar suas atividades. A gestão de custos, por sua vez, consiste no controle e gerenciamento de todos esses gastos da empresa.

Conhecer e controlar os custos é um passo essencial para garantir a boa saúde financeira da empresa e sua longevidade.

Como implementar a gestão de custos nas pequenas empresas

O primeiro passo para implementar a gestão de custos nas pequenas empresas é listar todos os gastos que ocorrem e separá-los entre fixos e variáveis.

Os custos fixos são aqueles que ocorrem todos os meses independente da quantidade de vendas, por exemplo, aluguel, salários e conta da internet.

Os custos variáveis, por sua vez, são aqueles que aumentam ou diminuem conforme a demanda de cada mês. Nessas categorias entram: comissões sobre vendas, impostos, horas extras, matérias-primas, entre outros.

É importante saber a diferença de ambos, pois, assim, é possível se planejar com antecedência para os gastos de cada mês. Para isso, o controle deve ser feito de maneira consistente todos os meses.

O próximo passo para uma gestão de custos eficiente é analisar cada um dos gastos listados. Avalie se o dinheiro está sendo bem investido, se há setores com gastos excessivos ou se é possível diminuir alguns gastos.

Na gestão de custos também é interessante que se separe os gastos por categorias. Elas são diferentes em cada tipo de empresa, um exemplo comum seria: gastos com funcionários, insumos, materiais de escritório e assim por diante.

Benefícios de realizar gestão de custos nas pequenas empresas

Entre os benefícios de se realizar a gestão de custos de forma eficiente podemos citar os benefícios a seguir.

Precificação correta

Para precificar corretamente seus produtos, é necessário saber o valor do preço de custo, o qual deve englobar tanto os custos fixos quanto os variáveis necessários para sua confecção ou aquisição.

Quando não é realizada a gestão de custos corretamente, os preços praticados podem não condizer com a realidade. No longo prazo, preços muito baixos podem levar sua empresa à falência por não comportarem todos os custos do negócio. Preços muito altos, sem valor agregado que o justifique, diminuem suas vendas e sua competitividade perante as outras empresas do mercado.

Situação real da empresa

Muitas vendas não são sinônimo de empresa com boa saúde financeira. Uma situação deficitária pode estar maquiada e sem uma boa gestão de custos, pode ser que ela só apareça quando for tarde demais.

O bom gestor não é o que pensa em corte de custos quando as coisas estão ruins, ele deve sempre pensar em estratégias para investir o dinheiro conscientemente para prevenir problemas futuros.

Tomada de decisões

Com uma gestão de custos eficaz, é possível obter dados e informações valiosas que influenciam diretamente na tomada de decisões pelo gestor da empresa.

As tomadas de decisões ficam mais fáceis e certeiras quando embasadas em relatórios concretos que demonstrem a verdadeira situação financeira da empresa.

Diminuição de gastos

Com o controle de tudo que é gasto dividido por categorias, fica mais fácil visualizar por onde o dinheiro está saindo da empresa. Setores que possam estar tendo gastos excessivos prejudicam o andamento de todo o negócio.

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Aumento do lucro

A diminuição dos custos da empresa é uma maneira direta de aumentar a margem de lucro sem depender de fatores externos. É uma ferramenta que está na mão dos bons gestores, basta que saibam usá-la.

Software para gestão de custos nas pequenas empresas

Com um software empresarial é possível realizar a gestão de custos na sua empresa de maneira prática, sem perder tempo e com a emissão dos relatórios necessários para uma gestão eficiente e de sucesso.